Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/07/2021

Mitos (313) - A baixa natalidade portuguesa resulta de apoios sociais insuficientes

É sempre a lengalenga que os portugueses não têm filhos porque têm insuficientes apoios sociais e cuidados infantis, bla bla. Insuficientes comparados com quê? Vejamos o que se passa a este respeito com os países mais ricos de acordo com o relatório Where do rich countries stand on childcare? da UNICEF, baseado nos dados dos membros da OCDE. 
 
Fonte
O diagrama acima sintetiza os resultados de quatro indicadores e mostra que os apoios sociais à maternidade e à infância colocam Portugal num honroso 6.º lugar entre os 40 países considerados, muito acima de uma dúzia de países mais desenvolvidos. Em conclusão, talvez se tenha de procurar outra explicação para a taxa de natalidade em Portugal ser a 9.ª mais baixa em 227 países.

OECD

E, já agora, explicar também porque, não obstante o nível de apoios sociais acima da média, temos sistematicamente nos últimos 40 anos uma das taxas de fertilidade (número médio de filhos por mulher) mais baixas entre os países da OCDE, e, por isso, uma das mais baixas natalidades.

4 comentários:

Afonso de Portugal disse...

O (im)Pertintente não tem nenhuma teoria que queira avançar para explicar a baixa natalidade dos portugueses? Seria interessante lermos a sua opinião!

Anónimo disse...

Os graficos não provam nada pois não mencionam a raça. As natalidades cá na terreola são desde há uns anos poucas e vão diminur muito pois a maioria são actos raciais animalescos do acaso e não objectivos familiares.
A diferença é entre Ter filhos e fazer filhos. As criaças crescem,identidades do genero,leis da panascada a tirar os direitos e a oprimirem os pais,droga a rodos,custo de vida elevado,enfim problemas,problemas e mais problemas,ter filhos é agora puro masoquismo.
É claro que há sempre inconscientes que só querem bombar e os filhos são criados ao deus dará e ficam na rua a brincar até á meia noite,etc...
É claro que há sempre quem defenda a natalidade por oportunismo religioso e politico e certas bestas labregonas absurdas até dizem que os caucasianos devem foder á toa com qualquer badalhoca caucasiana acabada de conhecer simplesmente para aumentar a população caucasiana para fazer frente aos pretos,significa agir de forma animalesca exactamente como os que ele critica(uma dessas grandes bestas até costuma visitar este site e até comenta aqui ocasionalmente e tem um blog nacionalista lambe botas da bófia e do ministério publico,blog super merdoso onde escreve tanta parvoice que um gajo até pensa que ele é deficiente mental).
Ter filhos é a familia heterosexual e isso já quase não existe nos casais jovens,familia agora é outra coisa.
Inde ao restaurante não binario do principe real e papai(nóeu) umas belas tartes de grilo com larvas de besouro e bebei muito sumo de olhos de gafanhoto espremidos.Descontos para quem tem o certificado de vacinação completa.
Tudo iste é gay tudo iste é fadu!anda pacheco!
Basilio xuxa vira casacas das hortas de sintra.

Unknown disse...

Sensibilizem o Governo Chinês para o tema...

Anónimo disse...

Título do Público do dia 3:
«Porque é que os portugueses não têm mais filhos? “Por falta de vontade”»
https://www.publico.pt/2021/07/03/sociedade/noticia/portugueses-nao-filhos-falta-vontade-1968891