Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/07/2021

Dúvidas (314) - Estará a democracia americana avariada?


A história mostra que uma democracia liberal para funcionar precisa de um centro político, isto é que uma parte significativa do eleitorado partilhe crenças, valores e ideias compatíveis, ainda que diferentes, e a mais importante dessas crenças é que a democracia funciona ou, dito de uma maneira simplista e tautológica, a democracia liberal para funcionar exige que a maioria acredite que funciona. Não é isso que está a acontecer na democracia americana onde quatro em cada dez eleitores não confiam na contagem dos votos, um quarto do eleitorado acredita que o seu voto não tem influência e cerca de um terço considera o actual presidente ilegítimo e que o outro candidato venceu as eleições.

3 comentários:

Unknown disse...

Os Estados "por enquanto " Unidos da América...

Afonso de Portugal disse...

Não deixa de ser curioso que a Economist não tenha incluído uma pergunta sobre a obrigatoriedade (ou não) de apresentar um documento de identificação na hora de votar.

É um dos assuntos do momento dos EUA, mas a Economist decidiu passar-lhe ao lado... revistazinha corrupta até ao tutano!

Anónimo disse...

Sabemos, há uma vida, que a democracia asnática depende dos asnos.
A esquerdalhada nos EUA faz tudo — e é um faz-tudo — para apalhaçar a democracia. Acredito que aqueles 50 países não vão no conto do vigário.

Abraço