Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/07/2021

Fact check impertinente às declarações da ministra do SNS

Para justificar a falta de médicos a Dr.ª Temido disse:

«Médicos demoram mais a formar-se do que um hospital a fazer-se»

O curso de medicina tem a duração de 6 anos divididos em 2 ciclos de 3 anos. 

Vejamos quanto tempo demora um hospital a fazer-se, por exemplo o Hospital Oriental de Lisboa: 

«Em 2003 surge no âmbito da ARSLVT a Estratégia de Reestruturação da Oferta Hospitalar no Concelho de Lisboa que define como prioritário o Hospital Oriental de Lisboa / Hospital de Todos os Santos. (...) Em 2008 avança de novo o projeto do Hospital de Todos os Santos, que passa pelas várias fases (...)  Entre 2011 e 2015 o processo foi revisto, revisto, reponderado, criados novos grupos de trabalho (...) Com o atual Governo foi de novo reafirmada a vontade de avançar com a construção do Hospital Oriental de Lisboa. Adalberto Campos Fernandes têm-no reafirmado repetidamente. Novos grupos de trabalho. Novo programa funcional. Mais um terreno de 4 hectares adquiridos a juntarem-se aos 12 já existentes e mais um edifício previsto a juntar-se aos 2 vindos de trás. Em recente entrevista, marca o ano de 2024 como a data da sua abertura.» (fonte Ordem dos Médicos)

Conclusão: médicos levam 6 anos a formar-se e um hospital leva várias décadas fazer-se, tudo isto claro no Estado sucial do Portugal dos Pequeninos (ou dos Pedintes) governado pelo PS com a Drª. Temido ao volante do SNS. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Péra lá... No tempo do fássista Marcelo Caetano elaborou-se um plano para:

>>> um Hospital ocidental de Lisboa nos terrenos do aquaparque e do condomínio pirata mesmo ao lado. Atamancou-se um São Francisco Xavier sobre o que seria o futuro Hospital da Ordem Terceira (ao Chiado)
>>> um Hospital oriental de Lisboa para ir aliviando os hospitais civis, nuns terrenos lá pró lado da av do aeroporto. Parece que deu só para festivais de música

Planos que levam mais de meio século...

Abraço