Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/07/2021

A pandemia ameaça a democracia liberal no país onde foi inventada (2)

Continuação daqui.
Some Britons crave permanent pandemic lockdown

Após um ano e meio de pandemia, numa sociedade com profundas tradições liberais como a britânica a maioria dos cidadãos aceita pesadas limitações à liberdade durante um período de tempo indeterminado («até que a covid-10 esteja globalmente controlada»). E, pior do que tudo, uma parte significativa dos britânicos aceitam essas limitações permanentemente. 

Imagine-se o que estarão dispostos a aceitar os cidadãos de uma sociedade sem essas tradições, como a sociedade portuguesa que viveu durante quase 50 anos acomodada num Estado Novo com drásticas limitações das liberdades.

2 comentários:

Unknown disse...

Politicamente incorrectíssimo : a "sociedade britânica" já não é tão "british" como costumava ser - a "deriva demográfica", as modas importadas do meio universitário americano ( decidiram (?) deixar de ser WASP e agora não sabem o que são nem, muito pior, o que virão a ser ...), a estupidez do "igualitarismo"; da "tolerância", das "reparações históricas" e outras vigarices em moda neste "ocidente" minguado , cobarde e domesticado faz com que os ingleses , ou o que resta deles, se "afrancesem" cada vez mais...

Anónimo disse...

Caro Senhor

Infelizmente, estes gráficos do Economist, tal como o artigo que abaixo refere, do Spectator, apenas confirmam o maior problema dos países ocidentais: a infantilização dos cidadãos, dependentes de um estado que os DEVE proteger, e com DIREITOS que precedem sempre as suas obrigações para o comum.
"the end is nigh" ( ou vem a caminho: o fim de uma civilização, sem cidadãos. (Só crianças amedrontadas e mimadas.)

Melhores cumprimentos

Vasco Silveira