Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/07/2021

Como tentar cumprir o plano de vacinação, apesar de tudo? Resposta: um dia de cada vez (56) - Não havia necessidade de estar a insistir na falta de vacinas nem de criar uma enorme bagunça

Ponto de situação dos objectivos para a vacinação:

Praticamente garantido, desde que a partir de agora a média diária não desça abaixo dos 62 mil.

Nas duas últimas semanas, o número de doses diárias ultrapassou dez vezes a marca dos 100 mil, ainda que com um coeficiente de variação elevado e uma amplitude enorme (250 mil). Parece agora mais provável que seja possível manter uma média diária sustentada acima dos 100 mil. Ficam as perguntas: (1) porquê só agora depois de seis meses? e (2) porquê esta enorme variação diária?

Como mostra o diagrama, na primeira semana de Julho o objectivo ainda não está cumprido e só estão totalmente vacinados 96,6% dos +80, 76,5% dos 70-79 e 68,1% dos 69-70 anos. 

ECDC

Esta continua a ser a falha mais notória, visto que se trata dos grupos de maior risco. Falha agravada pela decisão anunciada de começar a vacinar esta semana o grupo etário 18-29 anos que até agora registou 14 mortes, o equivalente a 0,08 por cento do total.
O objectivo dos 85% foi acrescentado esta semana sem utilidade visível e só adensa o nevoeiro estatístico. 57% da população tem pelo menos uma dose. Para atingir os 70%  / 85% no início de Agosto / meados de Setembro será necessário administrar 1,3 milhões / 3,1 milhões de primeiras doses a uma média diária de 52 mil / 43 dias. Comparando os dois objectivos confirma-se que são redundantes e ambos parecem possíveis visto que na última semana se atingiu quase 170 mil/dia.

Por terminar, registo a nódoa que o Sr. Almirante colocou no seu desempenho como líder da task force ao insistir, uma vez mais, que o ritmo de vacinação só não é superior por falta de vacinas quando o relatório de vacinação continua a mostrar um stock de 1,2 milhões e na semana seguinte a ter dito isso na entrevista ao jornal SOL foram administradas precisamente cerca de 1,2 milhões sem qualquer preocupação de falta de vacinas. Não havia necessidade.

E registo a inacreditável asneira de abrir a vacinação sem marcação a todos os maiores de 45 anos que está a criar filas infindáveis em vários centros de vacinação. Asneira? Sim enorme asneira, que poderia ter sido evitada se distribuísse a legião dos maiores de 45 anos por mês ou ano de nascimento ou ordem alfabética do nome ou outro qualquer critério simples e objectivo.

1 comentário:

Anónimo disse...

Should you get vaccinated?. A long pdf.
Transparent coverage of clinical research
Em >>> https://trialsitenews.com/

Será longo mas merece uma leitura.

Abraço