Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/07/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (92) - Em tempo de vírus (LXIX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Porque ri Berardo?

Escreveram-se neste blogue dúzias de posts com a etiqueta porque ri Berardo? escalpelizando durante uma dúzia de anos a relação simbiótica entre Joe Berardo e o Partido Socialista. Num desses posts o outro contribuinte ensaiou uma explicação para o riso de Joe: ele sabe o suficiente para enterrar metade do pessoal político que está ou esteve na direcção do PS, incluindo o preso. É por isso que arrisco o prognóstico que, esgotado o presente frenesim mediático com a criatura, muito conveniente para distrair a plebe dos actuais embaraços do governo, o assunto desaparece dos mídia e entra no parque de estacionamento da justiça.

Intransitável

A "disciplina" de Cidadania onde se "estuda" a identidade de género em manuais de duas centenas de páginas, se pode escolher um dos cento e doze géneros com que uma criança prefere identificar-se e se deve confirmar se a família está de acordo com o modelo berloquista, é o equivalente no Estado Sucial parasitado pelo esquerdismo a uma espécie de fusão da "disciplina" de Religião e Moral com a Mocidade Portuguesa do Estado Novo. Perante a recusa da família Mesquita Guimarães em deixar endoutrinar os seus filhos nessa disciplina, o ministério da Endoutrinação pressiona os professores a reprovar os rapazes que são excelentes alunos com notas elevadas. Como aqui relata o Notícias Viriato, na avaliação de fim de período de um dos filhos, considerado «muito responsável autónomo, organizado, interessado e empenhado», o averbamento final é «Não Transita».

Acidentes acontecem, mentiras fabricam-se

A sucessão de omissões, escamotear de factos, mentiras e meias-verdades que se seguiu ao atropelamento mortal de um trabalhador no AE pelo carro do Dr. Cabrita é uma imagem de marca deste governo do Dr. Costa. Não é o governo no seu pior, é o governo no seu normal.

Um PRR que é um PTB (Plano para Tapar Buracos)

Como notou Braz Teixeira, a bazuca do Dr. Costa não é um plano para recuperar o país do impacto da pandemia. É um plano para recuperar o impacto da governação socialista e tapar os buracos que ela criou. Exemplo: enquanto o plano espanhol dedica 1,5% dos investimentos ao SNS, o plano português dedica 8,3% para recuperar das cativações do Dr. Centeno e do dinheiro em horas extraordinárias para compensar a redução do horário de 40 para 35 horas - redução que o governo garantiu não teria impacto orçamental.

E ainda a propósito da bazuca, registe-se que o actual ministro dos Negócios Estranhos, membro do governo de Sócrates que chamou a troika, teve o descaramento de dizer que «os países apresentaram os planos numa lógica que, como nós sempre dissemos, é antitroika». Descaramento? Não, isto é muito mais do que descaramento e dá para perceber como conseguiu a criatura estar em cinco governos socialistas sempre a olhar para a objectiva como se dissesse "vejam como eu sou esperto".

Primeiro estranha-se, depois entranha-se

Tendo o PS colocado 118 apparatchiks nos 145 concursos da CReSAP, uma entidade criada pelo governo de Passos Coelho para avaliar os candidatos a nomeações para cargos públicos, através do expediente de colocar em regime de substituição esses apparatchiks em 83% dos casos e desses 69% durante mais de um ano, seria de esperar que alguém protestasse impugnando os concursos. Pelo menos desde 2017, em 468 concursos ninguém achou que valesse a pena impugnar.

Para os amigos tudo. Se a lei não ajuda, muda-se a lei

Não cumprindo o governo a lei existente no que respeita às nomeações, o que fazer? Cumprir a lei? Não. Muda-se a lei e deixa-se uma porta para fazer o mesmo porque, segundo a ministra «o tempo que durar o concurso já não está na mão de um membro do Governo».

O Estado sucial é um caloteiro

Em Maio a dívida do SNS aos fornecedores vencida há mais de 90 dias aumentou 377 milhões.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

A dívida pública prossegue imparável a sua ascensão atingindo em Maio 274,8 mil milhões de euros, o equivalente a 133,6% do PIB. Por memória recorde-se que o Dr. Costa acrescentou quase 40 mil milhões à dívida que recebeu. E tudo isto apesar de ter reduzido o investimento público. É obra.

Choque da realidade com a Boa Nova

Depois de um sem número de anúncios de 6.000 casas ao abrigo do Programa Renda Acessível do Dr. Medina, foram atribuídas 432 e, anuncia-se mais 250 que serão atribuídas até ao final do mandato. As outras 5.318 ficarão para o próximo mandato. A este ritmo o programa do Dr. Medina poderá durar mais uns 7 ou 8 mandatos.

O zeppelin do Dr. Galamba em risco de se despenhar

Depois de ter confirmado o seu desinteresse pelo projecto do hidrogénio de Sines, a EDP anunciou que se vai associar à Reganosa e investir 780 milhões para produzir hidrogénio verde na Galiza

«Queda monumental»

Depois de um ano e meio camuflado pelo lay-off, o desemprego começa a revelar-se nas estatísticas voltando a subir e atingindo 7,2% em Maio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Sabem da estória passada numa escola brasileira em que um aluno pergunta:
>>> De que ri a Hiena?
Se não souberem, sinalizem que eu escrevo. Tem mais de 45 anos.

Abraço