Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/11/2016

De boas intenções está o inferno cheio (46) – A religião é a política por outros meios? (XVIII)

Outros posts sobre a religião como a política por outros meios.

«O papa Francisco disse que os comunistas "pensam como os cristãos", numa entrevista publicada esta sexta-feira pelo jornal italiano "La Repubblica".

"São os comunistas que pensam como os cristãos. Cristo falou de uma sociedade em que os pobres, os débeis e os excluídos é que decidem. Não os demagogos, os Barrabás, mas o povo, os pobres, tenham fé em Deus ou não, mas são eles que temos de ajudar a obter a igualdade e a liberdade", afirmou o papa, na entrevista.»

Li o Expresso e, desconfiando do jornalismo de causas, corri a La Reppublica para confirmar que o papa tinha dito isso. E disse mesmo.

Como é possível, um católico, o chefe da igreja católica, de uma penada absolver uma nomenclatura de assassinos, demagogos e Barrabás e os milhões de comunistas seguidores de uma doutrina em nome da qual num século foram suprimidas as liberdades a metade da humanidade em duas dúzias de regimes despóticos, foram presos, torturados e assassinados uma centena de milhões de seres humanos, muitos deles católicos?

2 comentários:

Anónimo disse...

Ai. Como é possível que gente habitualmente bem informada...
A frase que não foi dita procura-se no google com 'Eugenio Scalfari papa'

Ver exemplos em:
http://www.ncregister.com/blog/edward-pentin/latest-pope-scalfari-interview-again-written-from-memory
ou
http://www.repubblica.it/vaticano/2016/11/11/news/pope_francis_trump-151810120/

Em inglês dado a versão italiana 'is not found'
You told me some time ago that the precept, “Love your neighbour as thyself” had to change, given the dark times that we are going through, and become “more than thyself.” So you yearn for a society where equality dominates. This, as you know, is the programme of Marxist socialism and then of communism. Are you therefore thinking of a Marxist type of society?
“It it has been said many times and my response has always been that, if anything, it is the communists who think like Christians. Christ spoke of a society where the poor, the weak and the marginalized have the right to decide. Not demagogues, not Barabbas, but the people, the poor, whether they have faith in a transcendent God or not. It is they who must help to achieve equality and freedom".

Eugenio Scalfari é um jovem de 93 anos. Um escrito, anterior, sobre Francisco foi publicado, apagado, republicado e re-apagado.

O jornalismo é lixado. Aquilo até vem numa entrevista sobre Trump.

Abraço, apesar do trabalho... porque eu já tinha lido isto.

PSC disse...

Importa-se de repetir D. Francisco?
Tudo isto vai acabar mal mas mesmo Muito Mal!