Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)

23/01/2016

Mitos (218) – Os chineses só investem em países endividados (2)

Em retrospectiva, na verdade o mito completo é: os chineses só investem em países endividados, aproveitando os saldos e com o propósito de controlarem essas economias vulneráveis. É um mito cultivado pela esquerdalhada doméstica em geral (que, como se sabe, cultiva 99% dos mitos inventariados), pelo PS (enquanto está na oposição) e até por alguns empresários que não gostam dos chineses (por exemplo Soares dos Santos).

No post anterior só referi os investimentos chineses na Europa, agora é a vez dos Estados Unidos. Em pouco dias, dois grupos chineses foram às compras:
  • Dalian Wanda Group comprou por USD 3,5 mil milhões o estúdio Legendary Entertainment (que produziu o Parque Jurássico e vários outros blockbusters);
  • Haier Group comprou por USD 5,4 mil milhões a divisão de electrodomésticos da General Electric. 
E não é que o o governo de Barack Obama não mexeu um dedo para evitar a venda de dois ícones ianques? Tivessem eles o Costa e aquele realizador especialista em aviação…

1 comentário:

Unknown disse...

Não gostava de estar na pele dos seus alvos. É cada bicada que até a mim me põe pele de galinha. Força