Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/01/2004

DIÁRIO DE BORDO: Questões impertinentes sobre a imigração.

Escreveu o Público aqui que a nova lei da imigração em preparação prevê que «o conhecimento da língua portuguesa deve ser tido em conta, podendo, nos casos de contingentação do número de vistos, constituir factor preferencial». Como o Público reconhece, esta preferência poderá fazer atribuir grande parte do contingente anual (6.500 para começar) a nacionais dos PALOPs.
Parece um gesto bonito para compensar as vítimas passivas duma colonização incompetente? Lá isso parece.
Quem pagará o preço desta preferência?
Em primeiro lugar, as vítimas do colapso do socialismo real (ucranianos, moldavos, russos, et alia), por sinal com um nível de literacia claramente mais elevado do que a maioria das vítimas do nosso sistema educacional, salvo na língua portuguesa, que aprendem rapidamente, e ao fim de um ano falam melhor.
Em seguida, nós os tugas, vítimas, sucessivamente, do fascismo beato, do colonialismo activo, das revoluções de pacotilha, e last but not least vítimas de nós próprios.

Sem comentários: