Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)

03/10/2017

DIÁRIO DE BORDO: A superioridade do Estado Sucial face ao Estado Novo

O Estado Sucial que substituiu há 43 anos o Estado Novo criou uma dívida de 250 mil milhões de euros and counting ou mais de 130% do PIB. O Estado Novo em 48 anos, depois de uma guerra colonial de 13 anos, criou uma dívida de 13,6% do PIB isto é 10 vezes menor em termos relativos.

Lembrei-me de tudo isto ao fazer de manhã cedo o meu jogging e ver a fila de carros na Marginal em direcção a Lisboa a atingir a praia da Torre. Tomando como referência a situação antes da bancarrota socrático-socialista em 2011, estimo que quando a fila chegar a Carcavelos já estará visível no horizonte o próximo resgate, dependendo da maré – quando a maré desce é que se vê quem não tem calções, segundo Warren Buffett.

Sem comentários: