Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/07/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (42) - Em tempo de vírus (XIX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O estranho caso do Dr. Costa e do Sr. Santos da Costa

Há um Dr. Costa educado, civilizado e cordato que visita os seus pares da Óropa perante quem se curva respeitosamente e há um Sr. Santos da Costa mal-educado, bazófias e vulgar que os insulta atribuindo-lhes discursos repugnantes e mesquinhez. Qual o verdadeiro Dr. Costa? Nenhum deles. Não há um verdadeiro Dr. Costa.

L’État c’est nous. Constitucional é o que o PS quiser

O grupo parlamentar do PS propôs uma alteração ao regimento da AR para que o seu presidente - aquele senhor a quem não se aplica o segredo de justiça - «se tiver dúvidas de inconstitucionalidade que se lhe afigurem insuscetíveis de expurgo» pode pedir «a emissão de parecer sobre a constitucionalidade da iniciativa».

O pedronunismo na linha da frente da gestão de empresas...

«Os despedimentos não são inevitáveis. O que é inevitável é reduzir os custos com pessoal. Mas há várias formas de o garantir. Precisamos de uma empresa com menos aviões, menos trabalhadores e menos rotas, isso é a verdade», postulou o Dr. Pedro Nuno Santos. Pode parecer à primeira vista um paradoxo não despedir e reduzir o número de trabalhadores, mas não é. Repare-se que com a nacionalização os trabalhadores da TAP passarão a ser funcionários públicos deixando de ser trabalhadores.

... e da investigação da pandemia

No intervalo dos seus estudos de gestão de empresas públicas, o Dr. Pedro Nuno Santos estuda a pandemia e informou a plebe que, ao contrário do que os ignaros imaginavam, o vírus SARS-CoV-2 transmite-se facilmente através de gotículas e aerossóis em espaços fechados e com proximidade com os infectados mas não se transmite quando esses espaços fechados são autocarros, comboios ou metros. Suspeito que seja uma nova aplicação da teoria da relatividade e do contínuo espaço-tempo.

Temos estes princípios. Se não gostarem temos outros

Um Dr. Costa «visita Orbán e defende que Estado de Direito não deve ser critério para fundos europeus». Dias depois, outro Dr. Costa «na reunião de responsáveis pelos Assuntos Europeus de cada um dos 27, Portugal defendeu que a atribuição de fundos esteja condicionada ao cumprimento dos valores consagrados no Tratado». Qual o verdadeiro Dr. Costa? Nenhum. Não há um verdadeiro Dr. Costa.

«Não aguenta? Ai aguenta, aguenta!»

Disse há uns anos, a propósito da austeridade, o Sr. Fernando Ulrich. É claro que isso nunca poderia ser dito por qualquer dos Drs. Costa que repudiam a austeridade e nos prometeram as vacas gordas e voadoras. Diferentemente, um Dr. Costa disse há dias que «a sociedade, as famílias e as pessoas não suportarão passar de novo pelo mesmo». Isto foi depois de outro Dr. Costa ter dito o mês passado «precisamos de grande disciplina individual».

«Em defesa do SNS, sempre»

Havendo no início do ano 650 mil "utentes" sem médico de família, a ministra da Saúde garantiu então que este ano haveria mais 200 mil portugueses com médico de família. Uma vez mais a realidade bateu a fantasia e este ano há mais 110 mil utentes sem médico de família. Poderia dizer-se, hah, mas este ano há a pandemia. Pois poderia. E nos anos anteriores que não tivemos pandemia? Poderia dizer-se que tivemos a redução para as 35 horas, sem impacto orçamental, e tivemos o Dr. Centeno e as suas cativações.

Um ministro na sombra não é a mesma coisa de um ministro-sombra

Já escrevi nestas crónicas sobre os ministros na sombra e sobre o papel reservado ao semanário de reverência de alumiar esses ministros. Este fim de semana foi a vez de serem alumiadas a ministra da Coesão Territorial e a Secretária de Estado da Valorização do Interior comemorando o financiamento pelo Portugal 2020 de um restaurante em Estremoz .

O ministro do Mar, como já vimos, também carece de ser alumiado, mas desta vez o Expresso foi poupado e não teve de noticiar a inauguração de um ecoponto em Cascais. Estranhamente, S. Ex.ª o presidente dos bejinhos não foi visto por perto.

O choque da realidade com a Boa Nova

Logo após os incêndios de 2017 em que o Dr. Costa garantiu que «as responsabilidade de Pedrógão não ficarão solteiras», o que levou alguns dos seus detractores a jurar que ele iria casar outra vez. Foi então nomeado uma espécie de comissário para a floresta - entretanto desaparecido em combate -, foi garantido que as matas iriam ser limpas e o SIRESP reformado. Três anos depois mais de 40% das matas continuam por limpar. Transformando um problema numa oportunidade, o Dr. Costa poderá fazer novo anúncio contando com falta de memória do povo acagaçado pela pandemia.

O impossível pode ser possível

Um dos meus amigos, que inexplicavelmente cultiva um ódio de estimação ao Dr. Costa, garantiu-me um dia destes que seria impossível um governo pior do que o dele. Pois bem, estou em condições de garantir que isso é possível e pode até vir a ser inevitável: seria um governo chefiado pelo putativo sucessor Dr. Pedro Nuno Santos, tendo uma das irmãs Mortágua como ministra das Finanças e outra como ministra do Plano. «A questão neste momento não se coloca», mas logo que se coloque podemos contar com a sua disponibilidade.

Havia o «Estamos preparados» e há o «Estaremos preparados»

O primeiro foi da ministra da Saúde e foi o que se viu. O segundo é do seu secretário de Estado Dr. Lacerda Sales que garante «se vier uma segunda vaga estaremos preparados». Será o que se verá.

O Plano pluriquinquenal dos Drs. Costas

Aproveito este tema para salientar as realizações dos Drs. Costas, já aqui e aqui celebradas pelo outro contribuinte. O primeiro Dr. Costa teve a intuição genial de se lembrar do segundo Dr. Costa (Silva) - talvez sugerido pelo Dr. Nicolau Santos, amigo dos Drs. Silvas, Costa Silva e Baptista da Silva. O segundo Dr. Costa (Silva), confirmando o acerto da escolha fez em 30 dias um plano decenal, batendo sem apelo a equipa de «mais de uma centena de especialistas, entre economistas, cientistas e sociólogos», nomeados pelo Dr. Sánchez há mais de dois meses para preparar um plano para 30 anos.

Como bateu a comissão de 26 economistas, incluindo três prémios Nobel, a quem o Dr. Macron incumbiu a preparação de um plano quinquenal em 7 meses Como costuma dizer S. Ex.ª, «os portugueses são os melhores dos melhores do mundo», também na economia planificada. Dispusesse o presidente Gorbachov de Drs. Costas e a Perestroika teria sido um sucesso.

«Queda monumental»

Enquanto o governo do Dr. Costa prevê uma queda do PIB de 6,9% (repare-se o rigor da décima), comprovando os seus dotes de visionário, o Dr. Costa (Silva) prevê uma queda de 12% redondos.

Sem comentários: