Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/07/2020

NÓS VISTOS POR ELES: O Portugal dos Pequeninos vê-se melhor de longe

Nós vistos por eles é uma secção destinada a acolher pontos de vista e opiniões de estrangeiros vivendo em Portugal com lucidez e coragem para não nos darem graxa. A visão da portuguesa Rita Carreira, "estrangeirada" vivendo há 25 anos nos EUA, também cabe aqui. Apesar de não concordar com tudo o que escreveu, traduzo o seu post de ontem no Destrezas das Dúvidas a propósito do peditório e das medidas de resposta à pandemia.

«Parece que muitas pessoas em Portugal estão felizes por o primeiro-ministro Costa ter extorquido bastante dinheiro da UE para gastar na "recuperação". Isso não é recuperação: o dinheiro em causa é insuficiente para cobrir as perdas totais da economia, parte do dinheiro terá que ser devolvida e, como foi evidenciado na história recente várias vezes, grande parte do dinheiro será desperdiçado em negócios corruptos, ficaremos a saber daqui a 10 anos.

Enquanto isso, milhares de cidadãos morrem porque o governo decidiu que o melhor curso de acção é repetir os erros que já cometeu. Qualquer pessoa que não seja idiota deve ter percebido que, nesta altura, a prioridade deve ser controlar o número de casos e mortes e isso deve ser feito de verdade, e não por meio de manipular os números.

É muito fácil de fazer:
  1. obrigar toda a gente a usar máscara, assim como todos têm de usar cinto de segurança; pare com todo o "você deve usar uma máscara, mas não podemos obrigá-lo a usar uma máscara, porque não somos uma ditadura". É uma mentira, pode-se forçar as pessoas a usar máscaras. 
  2. educar as pessoas sobre higiene pessoal - lave as mãos, não toque no rosto
  3. praticar o distanciamento social: reorganizar o transporte público, promover horários de trabalho prolongados
  • as pessoas devem trabalhar em turnos de seis ou cinco horas e permitir que as empresas fiquem abertas por dois ou três turnos, o que ajuda no desemprego, mas também permite que as empresas distribuam custos fixos por mais horas, o que deve aumentar o número de visitas de clientes
  • o dia de trabalho mais curto também seria útil para cuidar dos entes queridos e crianças, pois os adultos poderiam mudar os seus horários e ter menos pessoas no transporte público a qualquer momento
  • promover o trabalho em casa, se possível
Não se pode dizer simplesmente que o país não pode lidar com o confinamento novamente, esperando que as pessoas façam a coisa certa por conta própria. Existem muitas pessoas malucas fora de Portugal que podem visitar e espalhar infecções ou que podem visitar e tomar infecções. O sistema é muito poroso e, embora o governo português tenha os mídia portugueses a comer-lhe na mão, nem toda os mídia internacionais estão sob controle. Além disso, há muitos governos estrangeiros ansiosos por retribuir os insultos que recebem das autoridades portuguesas.

Além disso, atrasa a recuperação, porque Portugal será submetido a restrições de viagem, como aconteceu antes. Quantas vezes você pode cometer o mesmo erro antes de perceber que "Nossa Senhora, isso foi estúpido!"»

Sem comentários: