Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/07/2020

O Portugal dos Pequeninos é pequenino, tem gente pequenina que pensa pequenino e jornais pequeninos que dão notícias pequeninas

Vários dos meus amigos criticam o uso recorrente que aqui no (Im)pertinências fazemos da expressão «Portugal dos Pequeninos» que consideram ofensiva e injusta. Tento explicar-lhes, sem sucesso, que a expressão é meramente descritiva. Faço este post como derradeira tentativa de explicação.

Primeira página do Caderno de Economia do Expresso
O Quadro Portugal 2020 é o sucessor do Quadro de Referência Estratégica Nacional (QREN) para apoios estruturais da União Europeia. Leia-se no site Portugal 2020 para se ver a dimensão estratégica e grandiosa da coisa e os «princípios de programação que consagram a política de desenvolvimento económico, social e territorial para promover, em Portugal, entre 2014 e 2020

E chegamos assim à citada primeira página do caderno de Economia do principal semanário do Portugal dos Pequeninos, ilustrada com uma foto em pose de Estado da ministra da Coesão Territorial, acompanhada pela Secretária de Estado da Valorização do Interior a comemorar o primeiro investimento do Portugal 2020 no restaurante Alecrim em Estremoz. Ditosa pátria que tais filhos tem.

1 comentário:

Unknown disse...

Remeta-os para o Eça das "Notas Contemporâneas"...