Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/07/2020

Portugal dos Pequeninos e os Objectivos de Desenvolvimento Sustentado. Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

O Sustainable Development Report 2020 sobre os Sustainable Development Goals (SDG) publicado no princípio deste mês pela Universidade de Cambridge, está focado compreensivelmente sobre a Covid-19. O estudo calcula para 166 países dois índices (Covid e Spillover) a partir de indicadores.

O Índice Covid é composto por vários indicadores (mortos por milhão, taxa de efectiva de reprodução, eficiência no controlo da epidemia, etc.). No conjunto dos 33 países da OCDE Portugal situa-se em 25.º, por força especialmente de uma taxa de efectiva de reprodução alta e de uma baixa eficiência no controlo da epidemia.

No Índice Spillover que mede os impactos transfronteiriços gerados por um país que podem comprometer a capacidade para realizar os SDG nos outros países, Portugal situa-se em 139.º em 166 países.

Em conclusão, é o costume.

Sem comentários: