Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/07/2020

CAMINHO PARA A SERVIDÃO: Se não funcionou no passado, porque haveria de funcionar desta vez?

Quanto é que Portugal paga e recebe da União Europeia?, Abel Mateus
De 2000 a 2020, Portugal recebeu do orçamento comunitário um valor líquido de 51,8 mil milhões, uma média de 2,5 mil milhões ao ano ou 1,6% do PNB, segundo os cálculos de Abel Mateus. Como nos mostra o gráfico, apesar de Portugal ter recebido proporcionalmente na média dos países de Leste foi o que menos aproveitou os fundos, convergindo em 20 anos para a média da UE apenas cerca de 2%.

E o mais grave é que essa convergência se deu nos primeiros anos do período porque, como nos mostram os dados do Eurostat, entre 2008 e 2019 Portugal divergiu, caindo de 82% da média do PIB per capita em PPC para 79%, ou seja ficou mais pobre em termos relativos.

E porquê? Simplesmente porque os fundos foram usados não para desenvolver o país mas para engordar o aparelho de Estado, financiar elefantes brancos e os empresários amigos do PS (e in illo tempore os amigos do PS-D). Por isso, desiludam-se. Ao andar por aí a vergar a sua flexível coluna e a torcer os seus rins de borracha, o Dr. Costa não está a trabalhar para melhorar a vida dos portugueses. Está a trabalhar para se manter em S. Bento, para o que se torna necessário fazer felizes os apparatchiks socialistas e, vá lá, se isso for possível, a sua freguesia eleitoral.

Sem comentários: