Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/07/2020

Proposta Modesta Para Evitar que os Áctivistas Desperdicem Acções e Indignações (3) - Anti-rácistas de todo o mundo rumai ao Novo Império do Meio

Outras propostas modestas


Recapitulando: em 1729 Jonathan Swift publicou um panfleto satírico com o título longo e insólito A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Public. Inspirado no clérigo Swift, o (Im)pertinências tem vindo a apresentar propostas modestas aos áctivistas de diversas causas e chegou agora a vez dos áctivistas que combatem o rácismo a quem propomos modestamente que se dirijam com urgência à China, tendo em atenção os factos de que vamos dar conta.

O governo chinês que tinha aberto uma consulta pública sobre uma proposta para facilitar estrangeiros ricos ou altamente qualificados serem autorizados a residir na China em permanência, resolveu retirar a proposta que entretanto desencadeara um incêndio xenófobo nas redes sociais. (Fonte: Economist)

Nos primeiros dias de Abril, foi publicado no Weibo (o Facebook chinês) uma série de cartunes com o sugestivo título de «Manual ilustrado sobre como classificar lixo estrangeiro». Exemplo:


Ainda em Abril, as autoridades chinesas confiscaram os passaportes de famílias negras, perdão afro-qualquer coisa, que foram expulsas das casas onde viviam. Lojas chinesas recusaram servir clientes afro-qualquer coisa, os quais foram obrigados a uma quarentena apenas por razões rácicas. (Fontes: CNN, FT) As medidas discriminatórias foram tão ostensivas que embaixadores de diversos países africanos enviaram uma nota conjunta ao ministro chinês dos negócios estrangeiros.

Aqui fica a exortação: áctivistas de todo o mundo deixai de ser maricas a deitar a língua de fora a polícias bonzinhos e rumai ao Novo Império do Meio e ide combater o rácismo amarelo.

1 comentário:

Unknown disse...

O "futuro" , ao virar da esquina.
Os "sambos" americanos não fazem ideia do que lhes vai cir em cima...