Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/11/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (42a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Duas décadas de governação socialista são mais nefastas do que quatro décadas na Cortina de Ferro

Em 2000, Portugal e a Roménia tinham um PIB per capita PPP de 85,3% e de 26,4% da média da UE, respectivamente. Segundo as previsões da CE, em 2024 a Roménia atingirá 79,0% e ultrapassará Portugal com 78,8%. Tudo indica que nos anos seguintes o resto do pelotão de ex-satélites soviéticos (Hungria, Polónia, Croácia, Letónia, …) irá sucessivamente seguir o exemplo da Roménia.

A lista negra do Catar

Pareceu-me um exagero que o Catar se tivesse dado ao trabalho de colocar o Portugal dos Pequeninos na lista negra pelo que disseram o Dr. Marcelo e o Dr. Costa sobre os direitos humanos, com um atraso de 12 anos sobre a compra à FIFA da localização do campeonato e, sobretudo, pela presença do Quarteto de Altos Dignitários da Nação cuja presença desnecessária e gratuita en masse só poderia significar apreço pelo regime catari ou no mínimo desprezo pela violação dos direitos humanos.

Lembrei-me ainda que nenhum deles se tinha indignado pela realização do campeonato do mundo de 2018 na Rússia, quatro depois do Sr. Putin ter anexado a Crimeia e ocupado vários outros territórios da Ucrânia, sem esquecer a visita do Dr. Marcelo em 2016 a Fidel Castro, o ditador cubano na altura aposentado e agora falecido.

Lost in translation

O Dr. Costa atribuiu ao PS a criação do «nosso modelo de uma magistratura judicial independente e de um Ministério Público autónomo que garantem uma adequada separação de poderes». Esqueceu-se de explicar o que ele entende por separação de poderes e de se atribuir o modelo de «à justiça o que é da justiça» que lhe serve de alibi para lavar as mãos dos atropelos que os apparatchiks socialistas cometem no exercício de funções públicas.

O Dr. Centeno prognosticou à Reuters que a consolidação da banca portuguesa era indispensável e iria inevitavelmente prosseguir. Em 1975, durante no PREC, foram nacionalizados todos os bancos de capital português, os quais foram sucessivamente comprados por accionistas estrangeiros, restando o banco público e umas miudezas das quais a maior é um banco em graves dificuldades. Por isso, especulo que o Dr. Centeno queria dizer que os accionistas portugueses minoritários e maioritários que restam irão desaparecer. É uma profecia que tem tudo para ser realizada.

Ética republicana

A lista de casos de suspeitas de “irregularidades” continua a aumentar. A semana passada tivemos a mulher do secretário de Estado das Infraestruturas Dr. Hugo Santos Mendes contratada para consultora jurídica da AMT tutelada pelo marido; dois autarcas de Arouca que falsificaram um documento «para assegurar votos ao Partido Socialista nas eleições autárquicas de 2017» e o secretário de Estado do Mar que está a ser investigado por ajustes directos quando foi presidente da câmara de Viana do Castelo.

Dr. Costa, o intrometido

Segundo a contagem do jornal Eco, o Dr. Costa nos seus 7 anos de governo intrometeu-se 14 vezes em negócios privados: Endesa, TAP (três casos), Galp, EDP (três casos), Novobanco, CTT, Altice, Pingo Doce, BCP. Faz parte da sua «obra feita».

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

Após dois anos a enterrar dinheiro na EFACEC, empresa nacionalizada pelo governo socialista, depois de ter facilitado a entrada da Dr.ª Isabel dos Santos no seu capital, o governo pela mão do actual ministro da Economia, cuja principal serventia parece ter sido receber os putos maluquinhos ambientalistas, publicou um caderno de encargos para a venda e, entretanto, vai “reestruturá-la” o que no léxico socialista significa torrar mais dinheiro.

(Continua)

Sem comentários: