Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/11/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (39b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 39a)

Infantilização e tiro no pé

As medidas que o governo está a adoptar para “ajudar” as famílias em matéria de habitação tudo indica tenham efeitos perversos que acabem a anular os seus efeitos potencialmente positivos. Quanto a obrigar os bancos a renegociar as condições dos créditos, o que a APB classificou como «paternalista», já na semana passada assinalei o perigo de se criar uma bolha imobiliária semelhante à que esteve na origem da crise de 2008.

Do lado do arrendamento, a limitação de 2% à actualização das rendas (o índice real é 5,43%) parece estar a desencadear uma vaga de despejos com os senhorios a tentarem novos contratos para fintarem a fixação administrativa da actualização. Afinal não seria novidade, a história está cheia de exemplos das consequências indesejadas da intervenção dos governos no mecanismo dos preços.

Por falar em habitação, mais uma Boa Nova

Depois de vários programas de habitação lançados nos últimos 6 anos pelo Dr. Pedro Nuno em concorrência com o Dr. Medina, à época presidente da câmara de Lisboa, todos eles falhados, o governo pela boca do Dr. Pedro Nuno anunciou que vai apresentar ao parlamento um Programa Nacional de Habitação, com 22 medidas e um investimento de 2,377 mil milhões de euros a partir de 2023 até 2026. Auguro-lhe o mesmo destino dos anteriores, de quem de resto já ninguém se lembra.

A família socialista é muito unida

Não obstante o SE adjunto do Dr. Costa ser arguido como autarca de Caminha não de um mas de dois processos (um deles aqui descrito por JMT no Público) o Dr. Costa mantém a confiança política no Dr. Miguel Alves.

O dinheiro não é tudo. O sexo também é importante

A confirmar que o SEF é uma verdadeira escola de virtudes, como já se suspeitava com o caso do ucraniano assassinado, um apparatchik do SEF foi aliciado com favores sexuais por comerciante chinês para facilitar autorizações de residência a compatriotas seus.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

A dívida pública lá vai subindo regularmente, desta vez mais 1,6 mil milhões para 280 mil milhões em Setembro. Graças à inflação, cujas consequências o Dr. Costa gostaria de limitar aos efeitos sobre o rácio dívida/PIB, este diminuiu 2,9 pontos percentuais.

Boa Nova

«Portugal lidera crescimento na UE no 3.º trimestre», escreveu entusiasmado o semanário de reverência, para celebrar um resultado que só acontece porque o PIB do 3.º trimestre de 2021, com a qual a comparação é feita, ainda estava abaixo do seu valor de 2019.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Apesar da Boa Nova, até o próprio Expresso admite uma recessão em 2023, e é acompanhado pelo Fórum para a Competitividade que prevê uma variação entre -2% e 1%.

As taxas de juro continuam a aumentar e a Euribor a 6 meses (a mais usada no crédito à habitação) aumentou de -0,539% em Janeiro para 2,278% no passado dia 4, próximo dos valores de 2009. (fonte) Sabendo-se que 68% dos créditos à habitação em Portugal estão a taxa variável, é fácil antecipar efeitos dramáticos sobre as famílias portuguesas em cima de uma inflação próxima dos dois dígitos.

4 comentários:

Afonso de Portugal disse...

Tomé lá, Sr. (Im)Pertinente, que esta é para si:

https://observador.pt/2022/11/08/pj-faz-buscas-a-isaltino-morais-e-a-responsavel-do-psd-por-suspeitas-de-corrupcao/

Muitos parabéns! A si e a todos aqueles que votaram neste grandessíssimo traste maçónico do Isaltino DEPOIS de ele ter sido condenado por corrupção. E não me apareça aqui outra vez o "anónimo" que teve a lata de dizer que os tribunais de instância superior o absolveram, porque o que é certo é que Isaltino Morais foi efectivamente condenado por corrupção em primeira instância, e isso devia ser mais do que suficiente para nunca mais ninguém votar nele!

A culpa do estado de Portugal também é sua, Sr. (Im)Pertinente! Sua e das pessoas como o Senhor, que se fartam de divulgar números e estudos, mas depois falham no que é absolutamente essencial: quando se vota em condenados pela Justiça, está-se a legitimar a corrupção e o compadrio!

E não, não é só no PS, é em todos os partidos! Basta ver que o outro fulano mencionado na notícia, o Rodrigo Gonçalves, é membro da comissão política nacional do PSD e foi escolhido pelo próprio Luís Montenegro! É por isso que, com os corruptos, tem de haver tolerância ZERO!!!

---------------------------------------
AfonsodePortugal@YouTube

Anónimo disse...

Sr. Dr. Afonso de Portugal. Obrigado pelos parabéns que na verdade não são merecidos porque, pelas razões que expliquei em devido tempo https://impertinencias.blogspot.com/2021/05/declaracao-de-nao-voto-em-isaltino.html), não votei na lista do Dr. Isaltino nas últimas eleições.
Assinado Pertinente

Afonso de Portugal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Afonso de Portugal disse...

Não voltou nas últimas autárquicas, mas tinha votado noutras anteriores, como reconhece nessa mesma posta cuja hiperligação incluiu no seu comentário.

O meu ponto é que a condenação por corrupção devia ter sido suficiente para convencer o (Im)Pertinente, mas foi preciso que o Isaltino torrasse 600 mil euros dos contribuintes num pirilau maçónico para que o (Im)Pertinente mudasse de ideias!

E não pense que escrevo isto porque me considero de alguma forma superior a si. Pelo contrário, é precisamente por reconhecer que o (Im)Pertinente é uma pessoa capaz e instruída que faço este reparo. As pessoas como o (Im)Pertinente têm uma responsabilidade acrescida no que respeita à apreciação das nossas elites governativas, pelo que não podem tolerar nenhuma forma de abuso da coisa pública.

---------------------------------------
AfonsodePortugal@YouTube