Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/11/2022

Como é que um@ garot@ que fica agarrad@ à saia da mãe até aos 34 anos pode votar aos 16?

Não sei o que passou pela cabeça dos dirigentes do PSD quando decidiram apresentar uma proposta de revisão constitucional para reduzir para 16 anos a idade mínima para votar
 
Estimated average age of young people leaving the parental household 

Aos 16 anos a um jovem ainda lhe faltam em média quase 18 anos para dar corda aos sapatos, abandonar o aconchego do lar e ir tratar de sua vidinha. Por isso ocorre-me requerer aos autores desta proposta para explicarem ao povo ignaro como é que uma criatura que não sabe tomar conta de si tem maturidade e clarividência para escolher as criaturas que nos (des)governarão.

Peço deferimento

4 comentários:

Anónimo disse...

Confirma-se a sabedoria de Sexa: somos os milhores.
Abraço

Afonso de Portugal disse...

É simples, caro (Im)Pertinente, o PSD está simplesmente a tentar apelar ao voto dos mais jovens. O que é um erro estratégico grave, uma vez que o eleitorado mais jovem tende a votar mais nos partidos de Esquerda, tanto por não saber o que custa ganhar a vida, como por ser mais permeável à doutrinação ideológica que predomina nos "nossos" média, escolas e universidades.

O sucesso da Esquerda em Portugal tem passado largamente pela incompetência política da Direita. Se bem que o PSD não é de Direita, como bem disse o Rui Rio...

---------------------------------------
AfonsodePortugal@YouTube

Impertinente disse...

Pessoalmente estou-me nas tintas para as motivações do PSD ao apresentar essa proposta que acho disparatada do ponto de vista do bom senso e do interesse de escolher as pessoas maus capazes, que é o que me interessa. Se por acaso o PSD pretendesse com isso beneficiar eleitoralmente, o que seria um erro estúpido a que o Sr. Afonso chama estratégico, nesse caso, adicionalmente, consideraria o oportunismo da direcção do PSD um tiro no pé e uma chico-espertice.

Oscar Maximo disse...

Como diz MST, aos 16 anos pode-se casar. E, já agora, ir a uma tourada para decidir se vota no PAN. Agora a sério, o PSD fazia melhor em tentar evitar mais borradas do Moedas, isso é que era útil.