Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/11/2022

As qualidades do Dr. Costa servem para aumentar as consequências dos seus defeitos

No seu estilo elegante, levemente gongórico, António Barreto discorre sobre o Dr. Costa, com o equilíbrio e a independência que lhe é habitual (o que para tratar da criatura em causa é um feito), num artigo do Público do passado sábado, também disponível no seu blogue Jacarandá.

Enumera os aspectos que considera positivos, como: «inteligente, um grande prático do poder, entre a esquerda e a direita, entre o mercado e o Estado (...) entre Lisboa e Berlim, entre Bruxelas e Frankfurt, construiu o seu caminho (...) conseguiu destroçar, quem sabe se definitivamente, as esquerdas radicais do PCP e do Bloco (...) com o mesmo discernimento empírico e pragmático, soube e tem sabido governar, ora à esquerda, ora à direita».

Conclui que «os êxitos políticos deste homem, indiscutíveis, são apenas comparáveis aos seus desastres ou, noutras palavras, à sua incapacidade» e aponta entre os muitos fiascos da sua governação, os resultados do SNS, a Justiça paralisada, a perda do investimento privado, a emigração dos quadros.

Faltou a António Barreto escrever a conclusão mais importante: das qualidades do Dr. Costa têm resultados benefícios para ele, para o seu partido e os apparatchiks que o rodeiam; porém, para o país essas qualidades têm sido nefastas ao servirem para iludir, potenciar e encobrir os defeitos, a incompetência e a falta de integridade da sua governação.

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

«(...) das qualidades do Dr. Costa têm resultados benefícios para ele, para o seu partido e os apparatchiks que o rodeiam; porém, para o país essas qualidades têm sido nefastas ao servirem para iludir, potenciar e encobrir os defeitos, a incompetência e a falta de integridade da sua governação.»

Por uma vez, posso concordar com o (Im)Pertinente a 100%. É comos os eclipses totais do Sol, de vez em quando, acontecem...

---------------------------------------
AfonsodePortugal@YouTube