Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/11/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (40b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 40a)

O Dr. Costa escolhe-os a dedo (Parte II)

Além do que já se sabia sobre o Dr. Miguel Alves e as suas ligações ao Dr. Costa e ao aparelho socialista, ficou a saber-se que estas ligações incluem adjudicações directas de 3 contratos no mesmo dia pela câmara de Lisboa presidida pelo Dr. Costa.

A caixa do peditório está entupida

Dos mais de 16 mil milhões de euros da bazuca do Dr. Costa, agora sob a direcção da Dr.ª Vieira da Silva, só foram pagos pouco mais de mil milhões – estava previsto que 25% do PRR, cerca de 4 mil milhões, estariam executados este ano. Do Portugal 2020, que expirou há dois anos, ainda faltam mais de 20% para executar. E porquê? perguntareis. Pela pesada burocracia, que ainda assim não evita o financiamento de projectos sem retorno, e principalmente porque por cada euro dos fundos europeus o governo tem de aplicar umas dezenas de cêntimos nesses projectos e aplica-se ao investimento público o método da autoestrada mexicana.

Mais Boa Nova na habitação social, seguida de choque com a realidade

O Dr. Pedro Nuno, que fazia tremer as perninhas dos banqueiros, e o Dr. Medina, como presidente da câmara de Lisboa, anunciaram em concorrência durante seis anos vários programas de habitação.Por último, o primeiro anunciou a apresentação de um Programa Nacional de Habitação, a partir de 2023 até 2026.

E qual é o resultado de tudo isso? O balanço feito pelo Expresso mostra que de todos os projectos de habitação acessível geridos pelo IHRU (Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana) até agora há 71 (setenta e um) fogos arrendados. Do Programa de Arrendamento Acessível havia 900 contratos activos para dois mil alojamentos e 30 mil candidaturas.

O Dr. Costa e os seus ministros fazem do Estado sucial uma bolsa marsupial para apparatchiks

Com uma ousadia estribada na impunidade, a Dr.ª Mariana, filha do Dr. Vieira da Silva, contratou para o seu gabinete um jovem militante socialista de 21 anos, recém-licenciado sem qualquer experiência profissional, pagando-lhe uma tença equivalente ao salário de um professor universitário associado.

Take Another Plan

Diz a TAP pela boca dos seus consultores que os seus tripulantes podem ganhar até mais 50% apesar de voarem menos do que os da British Airways. O que não impede a própria TAP de estar disposta a pagar mais se eles voarem nas folgas ou nas férias, o que parece não ir acontecer porque TAP e pilotos concordam na previsão de que serão cancelados 376 voos até ao final do ano, cancelamento que indiciaria que os pilotos não precisam de mais dinheiro, apesar de se considerarem mal pagos.

A diferença entre o Convento de Mafra e o mausoléu da Caixa é que um foi pago com o ouro do Brasil e o outro com o saque dos contribuintes

Recapitulando, no tempo das vacas que pareciam gordas, a Caixa construiu o mausoléu da Avenida João XXI de estética Estado Novo onde se alojaram mais de 4.000 zombies. Quando perceberam que afinal as vacas eram magras, a Caixa vendeu o mausoléu por 252 milhões ao fundo de pensões dos seus zombies que ela própria gere. As vacas continuaram a emagrecer e a Caixa com menos zombies, entretanto confortavelmente reformados e pré-reformados, vendeu a ideia ao governo de arrendar o espaço sobejante para alojar os seus os gov-zombies em número sempre crescente num “campus” com Hot desking e clean desk. Decorridos vários meses, ainda só há uma centena de gov-zombies no mausoléu, mas já estão a tratar da fruição do ginásio e campo de squash (Expresso)- first things, first.

Decorrido mais alguns meses, o governo constatou que os ministérios que tutelam diretamente o PRR previstos para se mudaram para o mausoléu da Caixa só poderão mudar no próximo ano. Entretanto, a Caixa depois de ter torrado várias centenas de milhões desde 1987, quando foi lançada a primeira pedra, até 1994, chegou à conclusão seria melhor empandeirar o mausoléu ao governo e mudar-se para uma nova sede dentro de 3 ou 4 anos.

O estado do Estado sucial

A GNR a deixar furtar o seu barco de patrulha no Guadiana e a Dr. Fortunato, ministra da Ciência a exortar os doutorados a contribuírem para a economia são apenas dois exemplos. Vem a propósito recordar Vasco Pulido Valente, um dos poucos que tinha consciência de nenhum país que se tinha desenvolvido à custa de aumentar o número de graduados (ver este gráfico).

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Mesmo com o turismo a aguentar a economia portuguesa, começam a chegar os primeiros sinais de travagem neste último trimestre. Os prognósticos a nível da UE também não são animadoras com uma inflação elevada e o risco de uma recessão.

O défice da balança comercial atingiu 2,7 mil milhões de euros em Setembro, devido ao aumento das importações em cinco pontos percentuais superior ao das exportações.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

Seguindo o exemplo do governo central, as câmaras endividaram-se fortemente até 2014 e apesar da dívida total ter vindo a diminuir deste então ainda há 20 câmaras fortemente endividadas com um rácio superior ao permitido.

Sem comentários: