Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/11/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (38c)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 38a e 38b)

E por falar em gás, o gasoduto do Dr. Costa é para «hidrogénio verde» e chama-se "Corredor de Energia Verde"

Em resumo, nas palavras de JMC: «Espanha recebe gás através de Barcelona; a Espanha fornece gás a França por via marítima até Marselha; e a França distribui pela Europa. Portugal vai fazer, em data não anunciada, um gasoduto até Espanha, a custo ignorado e com financiamentos desconhecidos, para transportar um produto que ainda não existe (o hidrogénio verde, cuja investigação, de êxito incerto, nunca custará menos de dezenas de milhares de milhões de euros).»

E por uma mão cheia de nada o Dr. Costa fez um grande favor à França, que quer continuar a fornecer energia eléctrica para viabilizar as suas centrais atómicas e acena com o projecto do hidrogénio verde para entreter os ibéricos e Herr Scholz durante uma década ou mais. Em troca, o Dr. Costa e seu parceiro Dr. Sanchéz, deixaram cair um projecto com acordo assinado em 2015 para a construção do MidCap e três ligações eléctricas que agora ficaram reduzidas a uma única.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

De cada vez que o endividamento da economia (a dívida total das famílias, das empresas e do Estado) tem uma ligeira redução fruto dos ciclos da dívida, a imprensa do regime celebra o facto. Logo em seguida, como agora, o endividamento retoma o seu caminho inexorável, fruto de uma economia que consome mais do que produz. Foi o que aconteceu em Agosto em que endividamento total cresceu outra vez para 794,4 mil milhões.
 
A acção do governo para reduzir a dívida vale menos de 5% da inflação

mais liberdade
A redução total do rácio de 4,3%, deduzida do impacto da inflação que é 4,1%, fica em 0,02%= 4,3%-4,1%, ou seja, menos de 5% da redução total.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Dez meses depois de terminado 2021, ficámos agora a saber o défice da balança comercial do ano passado atingiu a bela cifra de 20 mil milhões ou 10% do PIB, em resultado das importações terem aumentado 22,0% e as exportações apenas 18,3%. Enquanto a taxa de inflação atingiu 10,2% em Outubro e o BCE aumentou as taxas de referência de 0,75 pontos percentuais.

O dilema do Dr. Costa - «optar entre morrer da doença ou da cura»

Começam a ser visíveis sinais do estado de turbação que o Dr. Costa atravessa, não obstante a confortável maioria (ou talvez por causa da confortável maioria que lhe retira as escapatórias), ainda antes de ser confrontado com o grande dilema que poderá ser, como escreveu Rui Ramos, optar entre morrer da doença da inflação ou morrer da cura pelo aumento das taxas de juro ou, talvez pior, não ter opção e morrer da doença (que lhe consumirá a base eleitoral) e da cura (que o empurra para outra bancarrota do Estado sucial).

Sem comentários: