Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/11/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (41a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


Tardou, mas não faltou. Depois de várias semanas com os casos, mais de polícia do que de justiça, a saltarem no lume dos mídia (os coitados dos jornalistas amigos viram-se impotentes para filtrar a escandaleira), finalmente, deu à luz a «cabala», modalidade socialista das teorias da conspiração. Desta vez sob a forma de «dilúvio acusatório», na versão pós-moderna costista.

Não perderemos pela demora. O PS vai certamente adoptar as devidas medidas e incrementar a nomeação das pessoas certas no aparelho judicial e em todo o lado, incluindo as entidades de regulação, como já vem fazendo.

É claro que mesmo as pessoas certas no lugar certo não podem resolver tudo e o Dr. Costa não deve distrair-se e confirmar por SMS um telefonema ao governador do BdP sobre a Dr.ª Isabel dos Santos, que diz não ter acontecido. Nem podia ter dito ao mesmo governador, que não era um governador amigo, como no passado o Dr. Constâncio e no presente o Dr. Centeno, que ele tinha um «preconceito» em relação a nomear militantes do PS.

Ter as pessoas certas no lugar certo

Um exemplo prático de como é importante ter as pessoas certas no lugar certo, além do caso do ex-governador do BdeP que está a embaraçar o Dr. Costa, é o Tribunal de Contas que uma vez mais avalia criticamente as medidas do governo, neste caso na resposta à pandemia, a que, diz, falta "rigor", "transparência" e “escrutínio”.

Take Another Plan. São os melhores a ficar em terra e a deixar ficar em terra

Como condição para autorizar as “ajudas” à TAP a Comissão Europeia obrigou o governo accionista a libertar alguns slots (faixas horárias para aterrar e levantar) para a easyJet. Agora a TAP queixou-se que depois disso a easyJet utilizou mais mangas em proporção do número de voos. Qual a razão? A ANA explicou que isso acontece porque os aviões da TAP ficam duas vezes e meia mais tempo em terra do que os da easyJet que não segue o modelo da TAP de «deitar dinheiro para a sanita».

A TAP não deixa apenas em terra os seus aviões, deixa também em terra os seus passageiros e atrasa o pagamento de 122 milhões de reembolsos devidos pelos voos cancelados, prática que levou a autoridade americana dos transportes a aplicar uma coima de 550 mil euros.

Portugueses no topo da Óropa

Graças ao Estado sucial ocupado pelos novos situacionistas, que sucedeu ao Estado Novo ocupado pelos velhos situacionistas, o Portugal dos Pequeninos está à cabeça da Óropa em matéria de emigração: 20% da população residente. A diferença entre o Estado sucial e o Estado Novo é que no primeiro emigrava-se principalmente para França, Luxemburgo e Alemanha e no segundo a preferência está a voltar-se para o norte da Óropa.

Boa Nova. Um governo que não consegue planear a 6 meses faz plano para 30 anos

O Dr. Pedro Nuno, o apparatchik enfatuado que faria tremer as perninhas dos banqueiros alemães e torrou mais de 3 mil milhões do dinheiro dos contribuintes para nacionalizar uma TAP que agora pretende privatizar, apresentou um plano ferroviário para os próximos 30 anos.

(Continua)

2 comentários:

Anónimo disse...

Até já perdi o conto. Em vez de gastar os vossos dedos em dicas, análises e posts políticos tendes tanto, tanto, para empregar em artigos sobre (acerca) do gal dos pequeninos.
Tende juízo.


Abraço

Anónimo disse...

Gostava de saber por quanto vão vender a TAP que vale menos que zero. E se haverá alguma companhia disposta a dar mais de 1€ por uma parte do capital. Vai ser interessante de ver.