Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/11/2022

Novo Império do Meio, um gigante com pés de barro (5) - A obra de engenharia social para construir a harmonia entre o Grande Líder, o Partido e o Povo apresenta fissuras

Continuação de (1), (2), (3) e (4)

Quase sessenta anos depois, Xi Jinping vem reeditando as campanhas de Mao de delação pública dos "traidores" cujo modelo inspirado em Fengqiao, a cidade onde foi levado mais longe, Xi baptizou de qunfang qunzhi, ou "prevenção e governação pelas massas". Este método consiste na organização das famílias em grupos de dez geridas por um líder, alguém politicamente confiável que pode ser um veterano do partido comunista ou um apparatchik da aldeia, que vai transmitindo as instruções do partido e recolhendo informações.

Pois bem, nem mesmo o qunfang qunzhi foi capaz de antecipar as manifestações e protestos populares espoletadas por um incêndio num condomínio em Urumqi, capital de Xinjiang, onde morreram uma dezena de pessoas porque as portas estavam lacradas a pretexto do confinamento arbitrário resultante da estratégia "Covid zero" para combater uma variante da Covid (Omicron) muito mais contagiosa e muito menos agressiva.

As manifestações apesar de duramente reprimidas estão a propagar-se por toda a China desafiando Xi e o partido comunista e, surpreendentemente, reclamando «liberdade de expressão». Como tudo isto irá acabar? Como de costume, com repressão brutal e reedições locais do massacre da praça Tiananmen.

Sem comentários: