Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/11/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (38b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 38a)

O que é hoje verdade pode amanhã ser mentira

Numa semana, a actualização automática das pensões em 2023, apesar de prevista na lei, anteciparia em cinco anos o défice da Segurança Social e seria o inferno, pelo que foi descartada. Na semana seguinte, o excedente da SS no OE 2023 tinha -se multiplicado por dois e o défice só chegaria em 2060 e seria o paraíso. Decorrida outra semana, o saldo do FEFSS estava no final do 3.º trimestre 12% abaixo do mesmo período de 2021 e era o purgatório. Decorrida ainda outra semana, a actualização automática anteciparia défice da Segurança Social em dois anos e era o limbo.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Depois de garantido pela ministra de Justiça que nunca faltou nem faltaria papel, desmentindo a conclusão de inquérito do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, afinal a DIAP não tinha mesmo papel.

Após duas décadas a promover o progresso energético, nomeadamente na produção de electricidade,a Direção-Geral de Energia e Geologia concluiu que o sistema poderá não ser «capaz de dar resposta às necessidades de consumo de eletricidade em 2023».

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

A EFACEC é uma espécie de TAP terrestre. Nacionalizada por um governo do PS que sucedeu a outro governo do PS que havia facilitado a entrada de Isabel dos Santos, foi vezes sem conta anunciada a sua venda, a última das quais à DST. Esta última acabou de ser chumbada pela DGComp que considera um auxílio encapotado do Estado à DST.

Normal é o que o homem quiser

Fonte
Confrontado com o facto das reservas de gás do país chegarem para menos de um mês, o Dr. Rodrigo Costa tranquilizou o jornalista com «este número pode parecer muito baixo, mas é um número normal para muitos países». Vejamos o normal na UE no mapa aqui ao lado. 

O diagrama mostra-nos que o normal do Dr. Rodrigo é bastante anormal, e os números seguintes de capacidade (TdW) e do nível de armazenamento, comparativamente com a população confirmam o que o número não só parece mas é muito mais baixo do que de outros países comparáveis:
  • Portugal 3,7 / 87,6% (10,3 milhões)
  • Áustria 95,5 / 86,8% (9,1 milhões)
  • Hungria 67,7 / 79,2% (9,6 milhões)
  • Holanda 139,0 / 93,0% (9,0 milhões)
  • Chéquia 43,8 / 89,5% (10,7 milhões)
Receio que o estilo manipulativo próprio do PS já tenha contaminado os gestores do regime.

«Temos resultados, temos contas certas»

A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) no seu relatório sobre o OE2023, aponta secretismo sobre eventuais encargos para os contribuintes em 2023, que no caso da TAP quer do Novo Banco, e o Conselho das Finanças Públicas põe em dúvida o cenário macroeconómico e a redução prevista na despesa de capital.

(Continua)

Sem comentários: