Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/05/2021

TIROU-ME AS PALAVRAS DA BOCA: Bons conselhos para a direita de uma cronista de esquerda

Frequentemente a escrita de Clara Ferreira Alves é de um diletantismo cosmopolita enjoativo. Uma vez ou outra, produz textos de invulgar lucidez e fora da caixa, como agora. São conselhos invulgares de uma rara esquerda inteligente a uma direita inteligente ameaçada de extinção.

«De 1986 a 1990, frequentou a Universidade de Harvard, Estudos Sociais, tendo ganho o Prémio Hooper. De 1992 a 1993, frequentou a Universidade de Stanford e completou um mestrado em Política Internacional. De 1993 a 1995, tirou um MBA na Harvard Business School. De 1990 a 1991, trabalhou como analista financeiro no Chase Bank de Londres. De 1991 a 1992, voltou ao país para cumprir o serviço militar. De 1995 a 1997, tendo acabado os estudos de pós-graduação, trabalhou na McKinsey, em Londres, especializando-se em telecomunicações e indústria de serviços financeiros. De 1997 a 1999, trabalhou para a Alpha Ventures, uma private equity do Alpha Bank, como quadro de estratégia de investimento empresarial. Em 1999, fundou uma empresa de capital de risco, subsidiária do banco nacional, sendo o CEO responsável pelas transações na sua região. Demitiu-se deste posto para seguir uma carreira na política. Em janeiro de 2003, foi nomeado pelo Forum Económico Mundial como um líder do futuro. Fala inglês, francês e alemão.

Este currículo, completado por uma carreira política ao serviço do partido de direita Nova Democracia, do qual foi deputado eleito por um círculo da capital, Atenas, é o do primeiro-ministro grego Kyriakos Mitsotakis, nascido em 1968. Antes de ser eleito primeiro-ministro, foi o líder da oposição na Grécia, de 2016 a 2019, e ministro da Reforma Administrativa de 2013 a 2015. Sucedeu a Alexis Tsipras, o líder da extrema-esquerda que impediu a Grécia de sair da União Europeia, ao contrário do que queria o brilhante, volúvel e errado nos vaticínios, o economista-rock-star Yanis Varoufakis.

A Grécia, note-se, está a recuperar de um período duríssimo, continua uma sólida democracia, estabilizou a desordem financeira e vai ultrapassar Portugal. O combate à pandemia foi um sucesso, comparado com outros países com menos problemas e sem migrantes, e o turismo vai abrir em força este verão. A Nova Democracia recuperou os votos de protesto que tinham ido para o Aurora Dourada, o partido de extrema-direita com recheio nazi, e os líderes da AD foram julgados e condenados por delitos criminais. (...)

 A direita não fez voto de pureza ou pobreza e é inimiga do coletivismo e do estatismo que tolhem a economia e a iniciativa privada. A direita dispensa pergaminhos de superioridade moral, o seu terreno é o sucesso económico capitalista que retira pessoas da indigência e do desemprego e legisla de modo a enriquecer o país e a sociedade. A esquerda ocupou o território das ordens mendicantes e do moralismo, como se viu pela questão do desfile no 25 de Abril.

Ora o que a direita portuguesa precisa é de demonstrar que as suas políticas económicas são melhores do que as da esquerda, que as suas políticas fiscais são distintas, que têm sólidos quadros económicos e políticos que invertam a tendência suicidária da estagnação e do aumento progressivo da dívida pública, que saneiam o Estado, reduzindo-o, e que acabam com o clientelismo partidário intensivo que gera a corrupção. Acima de tudo, que deem aos políticos condições salariais para fazerem da política uma carreira bem remunerada em vez de escolherem a via empresarial e que consigam atrair as novas gerações de economistas e gestores formados por duas excelentes escolas, a Nova Business School e a Universidade Católica, que foram obrigados a partir para cidades estrangeiras, Londres e Nova Iorque, para prosseguirem uma carreira que sirva o brilhantismo próprio em vez de se colocarem ao serviço dos partidos e das mediocridades sem currículo que mercantilizam o acesso ao chefe. O mérito português reluz no estrangeiro porque aqui não tem futuro. Aqui amanhecem os que não embarcam nas caravelas. (...)

Se a direita estiver condenada a Ventura, a esquerda estará condenada a mandar. Estudem, dizia-se. Estudem.»

Currículo de Direita, Clara Ferreira Alves no Expresso

1 comentário:

Carlos Conde disse...

Só uma pessoa muito ingénua pode achar que um salário público pode ser motivo para atrair pessoas competentes à carreira política.
Talvez exactamente o contrário, a não remuneração dos cargos políticos, pudesse ser a solução.
É evidente que há quem simule ingenuidade mas só engana tótós.