Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/05/2021

ACREDITE SE QUISER: A pobreza menstrual segundo os delírios do PAN

Projeto de Resolução n.º 1257/XIV/2.º (proposto pelo PAN)

Recomenda ao Governo que diligencie no sentido da menstruação não ser uma forma de discriminação, de desvantagem económica e ambiental

(...)

Os elevados custos com a aquisição destes produtos, dificultam o acesso aos mesmos. Os gastos mensais com os produtos de higiene menstrual, são, em média, de nove euros e meio por mês [*] para adquirir produtos de higiene, o que significa, aproximadamente, cinco mil euros ao longo da vida.

(...)

A esta problemática conhecida como “pobreza menstrual” (...)

De acordo com os estudo existentes, cada pessoa que menstrua usa, durante a vida, cerca de 15 mil descartáveis menstruais [**] (...)

Nestes termos, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, as Deputadas e o Deputado do PAN abaixo assinados, propõem que a Assembleia da República recomende ao Governo que:

1. Crie um programa que disponibilize gratuitamente, através do Serviço Nacional de Saúde, e mediante solicitação do utente, o acesso gratuito a produtos menstruais reutilizáveis; (...)

_______________


[* ] Equivale a cerca de 2/3 dos tarifários mensais mais baratos dos 7,2 milhões de telemóveis existentes em Portugal usados como meio principal de comunicação.
[**] Durante 40 anos da vida das «mulheres, raparigas e pessoas trans», os 15 mil descartáveis correspondem a 30 descartáveis por período menstrual.

Este é mais um exemplo das efabulações de um pessoal político que vive numa bolha e imagina que o resto do mundo tem as mesmas preocupações e prioridades da tribo com quem partilha a bolha.

1 comentário:

Direitos Humanos x disse...

"Pessoas"trans...as ''pessoas" trans que implantam mangalho continuam a menstruar,as que retiram o mangalho tambem. O sangue da diversidade é amarelo! Tipo:Rh XIXI neutro.