Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/05/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (86) - Em tempo de vírus (LXIII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O Eng. Sócrates que há no Dr. Costa

O título do semanário de reverência é elucidativo: «Costa apresenta obras em rodovias como triunfo, após convencer Bruxelas de que Portugal não tem “estradas a mais”». Para o caso de haver dúvidas, saiba-se que, segundo o Avante da Sonae, «a linha Évora – Elvas foi anunciada como um investimento para mercadorias, mas está preparada para velocidades de 250 km/h e o Governo já admitiu que nela passará o TGV para Madrid.»

A luz no fundo do túnel pode ser o novo comboio a chegar

Em Abril diminuiu para 423.888 o número de desempregados inscritos no IEFP. Com tantas empresas a fechar em sectores de mão-de-obra intensiva, como a restauração, como explicar o milagre? O milagre está na população empregada que nos últimos três meses acabados em Janeiro teve uma redução de 140,2 mil, de 4.787,5 para 4.647,3.

Ampliando a freguesia eleitoral. Sempre!

A população empregada está a diminuir mas não é por culpa do Dr. Costa. Os funcionários públicos que ele emprega não cessam de aumentar: no final do 1.º trimestre deste ano eram 726 mil, mais 6,8 mil do que no fim do ano, mais 17,6 mil do que no final do 1.º trimestre do ano passado e mais 71 mil do que o governo de Passos Coelho lhe deixou. E também o ganho médio mensal aumentou para 1.798€. O Dr. Costa não brinca em serviço e está já a trabalhar para as próximas eleições.

Que pena o Dr. Costa não multiplicar o PIB como multiplica os funcionários públicos

A economia portuguesa registou no 1.º trimestre uma queda de -3,3% do PIB, a maior queda dos 20 países da UE de que já se conhecem dados, dos quais 11 cresceram, incluindo a maioria dos países da Europa de Leste que desde há uma década têm vindo um a um a ultrapassar Portugal.

Se a TAP for o campo de exercícios do Dr. Pedro Nuno Santos para tomar as rédeas do cavalo do poder, estamos fritos

A Ryanair apresentou queixa ao Tribunal Europeu de Justiça pelas ajudas à TAP que lhe deu razão e sobre o apoio de 1,2 mil milhões. E o que diz o Dr. Pedro Nuno que gera a TAP pelo telefone? «Não estamos preocupados», diz.

Enquanto isso o que fez a TAP, sob a superior orientação do Dr. Pedro Nuno, «quando se tornou evidente que os números da pandemia em Portugal iriam fazer do país um dos destinos mais seguros da Europa, coincidindo com a abertura programada das restrições no Reino Unido»? Segundo o Dr. Sousa Tavares, «qualquer idiota à frente de uma companhia aérea voando entre os dois países teria, não logo, mas antecipadamente, montado uma estratégia para tirar partido da oportunidade.» Mas, pelos vistos, o Dr. Pedro Nuno não é qualquer idiota e a «Rya­nair fê-lo, anunciando, assim que Portugal entrou na “lista verde” do Reino Unido, uma operação, seguramente planeada com antecedência, para trazer 170 mil ingleses até ao Algarve durante o Verão

O zeppelin do Dr. Galamba em risco de se despenhar

Com o abandono anunciado da EDP o projecto H2Sines de estimação do Dr. Galamba onde seriam torrados 1,5 mil milhões de euros está em risco de não sair do power-point. E porque abandona a EDP? Pela razão muito óbvia que qualquer "privado" só se envolve num projecto deste tipo se estiver garantido dinheiro abundante dos contribuintes, de preferência contribuintes dos "frugais", e a EDP perdeu a tusa ao ver que o PRR só tem previstos 185 milhões de euros para a festa do hidrogénio.

Boa Nova

Foi uma semana pródiga em boas novas. O Dr. Siza, uma espécie de anunciador-mór-do-reino, agora também ele apanhado em ligações familiares espúrias - a família socialista, sempre ela -, anunciou que o governo tem mais de 6 mil milhões para "investir" no turismo. Como? Irão os funcionários públicos ser subsidiados para passarem férias nos resorts? Ele não explicou, mas pela conversa parece que o "investimento" do governo é crédito bancário e dinheiro dos fundos europeus - who else?

A "ministra do Interior" Dr.ª Ana Abrunhosa, teve direito à tão carecida iluminação mediática nas duas páginas centrais do semanário de reverência onde se anuncia que foram aprovados 5 mil milhões de euros de investimentos para o Interior, 61% dos quais sob a sua tutela. De toda este abundante manancial resultou a criação de 4 mil novos empregos à média prodigiosa de 1,25 milhões por emprego. De onde se poderia especular que, para criar os 146,6 mil empregos perdidos nos últimos três meses, precisaríamos de investir o equivalente a quase cinco vezes a formação bruta de capital fixo em todo o país do ano passado.

Foi também anunciado que os exames nacionais vão passar a ser em formato digital ... em 2025. Os anúncios estão para a realização do anunciado como a despesa que se está efectuar está para a dívida a pagar pelos meus bisnetos.

Ah, já me esquecia, o Conselho Económico e Social, presidido pelo Dr. Francisco Assis, outrora uma criatura que parecia provida de bom senso, aprovou na quinta-feira o Manual de Linguagem Inclusiva. Para usar uma expressão que certamente não consta do Manual, presidente e membros do CES, ide catar-vos.

Choque da realidade com a Boa Nova

Segundo a Autoridade da Mobilidade e dos Transportes de 3,1 mil milhões de euros anunciados entre 2015 e 2024 só se aplicaram 382 milhões de euros (12%).

O programa IVAucher de desconto do IVA nos sectores mais afectados pela pandemia foi anunciado em Novembro, oito meses após o início da pandemia. Sexta-feira passada foi anunciado pela enésima vez para arrancar em 1 de Junho.

Também na sexta-feira - uma espécie de dia do anúncio - foi anunciado a publicação do decreto-lei relativo ao subsídio de compensação aos empresários pelo aumento da TSU resultante do aumento do salário mínimo (84,5 euros por ano e por trabalhador) que vinha sendo anunciado desde o final de 2020.

«Estamos preparados»

Em 2020, em relação a 2019, foram menos onze milhões de consultas nos centros de saúde e menos 126 mil cirurgias.

O endividamento da economia voltou a bater novo recorde no final do 1.º trimestre atingindo 753,2 mil milhões de euros. Mais de 70% do aumento de 1,8 mil milhões em relação a Fevereiro foi devido ao aumento da dívida ao exterior. Quanto à dívida pública, mais de um quinto é detido pelo BdP e pelo BCE. Aproveitando o maná das taxas negativas, os bancos portugueses endividaram-se mais 32,2 mil milhões ao BCE para garantirem as suas reservas depositadas no BdP.

Está tudo pendurado no BCE e nas taxas negativas, como se estivesse garantido o futuro ser igual aos últimos 10 anos e o risco de resgate desta vez ser diferente (releitura recomendada This Time Is Different – Eight Centuries of Financial Folly, Carmen Reinhart & Kenneth Rogoff, Princeton, 2009). E talvez o risco de resgate seja parecido e o futuro seja diferente como sugere o aumento constante dos yields das OT a 10 anos que desde Janeiro do ano passado até Março deste ano subiram de -0,012% para 1,39%.

Sem comentários: