Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/05/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (83) - Em tempo de vírus (LX)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O plano A e o plano B

O plano A é o Plano de Recuperação e Resiliência, também chamado de bazuca ou vitamina, ou, mais exactamente, a parte dele que foi tornada pública, ou seja o resultado do peditório que aos olhos do governo permitirá ao PS empurrar as reformas com a barriga para frente, enquanto distribui o maná pelos amigos e as sobras pelo povo, às custas dos frugais.

O plano B é isso e as medidas que o governo fica obrigado perante Bruxelas para ter acesso ao peditório, medidas que, embora tímidas, são inaceitáveis por comunistas e berloquistas.

Por incrível que pareça, foram precisos vários meses para vir à tona (logo na 1.ª página do Expresso) o ilusionismo do Dr. Costa que tirou da cartola o coelho e deixou dentro dela a factura da coelheira, o que só pode ser explicado pela boa-vontade das redacções e a aposta do jornalismo de causas no mal menor.

É injusto dizer que o Dr. Costa está agarrado ao lugar

Veja-se o que aconteceu a semana passado quando o Dr. Costa, acompanhado do seu ministro Dr. Pedro Nuno Santos, encurralado pelos protestos em Valença, empurrou o putativo sucessor para responder aos populares que o questionavam.

Uma ajuda do Dr. Costa à campanha do Dr. Pedro Nuno

Deve acrescentar-se que durante essa deslocação a Viana do Castelo e Valença, o Dr. Costa aproveitou para inaugurar a modernização da Linha do Minho, obra inacabada que deveria estar concluída há mais de dois anos. Foi uma espécie de pré-inauguração que não prejudicará um dia a inauguração.

L’État c’est nous…

O Dr. Cabrita decidiu requisitar o empreendimento turístico Zmar para alojar pessoas infectadas com a Covid-19 sem negociar com os proprietários.

… et Lisbonne est aussi à nous

Durante uma dúzia de anos o arquitecto Manuel Salgado, primo do Dr. Ricardo Dono Disto Tudo Salgado, mandou e desmandou na câmara de Lisboa com a bênção primeiro do padrinho Dr. Costa e depois do afilhado Dr. Medina (ver os posts sobre Quem manda na câmara de Lisboa). Os fumos de corrupção, que já estavam espessos há vários anos, adensaram-se agora com a investigação em curso da PJ aos negócios da câmara em que interveio o primo Manel.

Cuidando da freguesia eleitoral

Os filhos dos funcionários públicos que venham estudar para Lisboa irão dispor de uma residência universitária. Há quem se indigne sem razão. Se o governo não cuidar dos seus, quem cuidará?

O balão de hidrogénio de Galamba

Como qualquer criatura a quem restem meia dúzia de neurónios e um desconfiómetro em bom estado de conservação terá percebido desde o princípio, o projecto do hidrogénio é mais do mesmo: um caso do multiplicador socialista que, ao contrário do keynesiano, multiplicará a dívida e criará um elefante branco onde serão torrados recursos escassos em benefício de empresários do regime e um pódio para políticos medíocres. O plano da Bondalti em Estarreja, por exemplo, onde se prevê torrar 2,5 mil milhões de euros, será subsidiado em 75%.

Boa Nova

«Estamos a lançar a Era Espaciaproclamou o presidente da AICEP anunciando o investimento de um consórcio alemão de 9 (nove) milhões de euros em três anos para produzir umas peças para foguetes.

Choque da realidade com a Boa Nova - modalidade gestão pedronunista

Um dos álibis habituais do socialismo para incinerar dinheiro em empresas públicas é a defesa dos postos de trabalho. No caso da TAP, que o pedronunismo está a administrar pelo telefone como uma quinta, em contrapartida, os despedimentos são geridos por um algoritmo de inteligência artificial que, segundo o Dr. Garcia Pereira, ex-candidato a PR e um ilustre membro da aristocracia maoista, é um pouco estúpido.

O que é bom para os amigos do Dr. Costa, é bom para o PS e o que é bom para o PS é bom para o país

O Dr. Lacerda Machado já se sabia ter estado envolvido na compra da Varig Engenharia e Manutenção pela TAP, no SIRESP, na compra dos helicópteros Kamov, na reversão da privatização da TAP, na resolução do caso dos lesados do BES, no acordo do CaixaBank com Isabel dos Santos, no caso dos lesados do Banif e na tentativa de solução do crédito malparado da banca. Soube-se agora que, ainda administrador da TAP, foi contratado como consultor pela Pioneer Point Partners que vai montar um megacentro de bases de dados em Sines cujos servidores consumirão 450 MW de energia que o governo se compromete a fornecer-lhe a preços módicos.

Inconstitucional é o que o Dr. Leão quiser

O mesmo Dr. Leão que secundou o Dr. Costa classificando de inconstitucional um aumento aprovado pelo parlamento de 400 milhões da despesa com a assistência a trabalhadores independentes, considerou não haver problema em acomodar um aumento de 500 milhões da despesas da Segurança Social recorrendo a uma "dotação especial" e evitando assim um orçamento rectificativo.

O Dr. Leão é um bom aluno

Provando que as lições do Dr. Centeno foram bem aprendidas, uma vez mais em Março o montante dos pagamentos atrasados do SNS aumentou 68 milhões de euros e o Dr. Leão anunciou pelo sexto ano consecutivo o aumento do investimento público que com tanto aumento do seu antecessor ainda não atingiu o nível do governo PSD-CDS que, como se sabe, queria destruir o Estado sucial.


Em Janeiro de 2016 existiam 750 mil portugueses sem médico de família e nesse ano Dr. Costa garantiu que no ano seguinte todos os portugueses teriam um médico de família. Quatro anos depois há 860 mil sem médico de família e em muitos casos esses médicos de família só existem nominalmente já que são retirados das consultas para tratamento da Covid.

«Queda monumental»

No primeiro trimestre a economia caiu 3,3% face ao trimestre anterior ou 5,4% em termos homólogos (é interessante notar que a imprensa amiga prefere relevar 3,3%). É a pandemia, dirão. É a circunstância da pandemia e o Dr. Costa com a sua gestão incompetente, porque todos sofrem a pandemia mas a economia portuguesa teve a maior queda até agora e em termos homólogos a Zona Euro (1,8%) e a UE (1,7%) têm um terço da queda portuguesa (5,4%).

Sem comentários: