Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/05/2021

Maldição da tabuada (56) - Falta de patriotismo. Portugal já esteve no topo do mundo e não a Índia

«Índia ultrapassa 400 mil casos de coronavírus num só dia, um novo recorde mundial» titula o Observador. Ainda pensei que o título catastrofista se devesse à ignorância do número de habitantes da Índia. Não deve, porque logo de seguida se escreve que «O país de 1,3 mil milhões de habitantes está a braços com um surto devastador, com novos máximos diários de infetados e mortos há vários dias.» É certo que a população da Índia tem mais quatro portugais do que o número indicado, mas para o caso é igual ao litro.

Não se devendo o título catastrofista à ignorância demográfica, resta a ignorância aritmética que passa ao lado de os 400 mil casos num dia na Índia serem equivalentes a pouco mais de 3 mil em Portugal, ou seja menos de um terço da média portuguesa em Janeiro (quase dez mil casos por dia).

Sem comentários: