Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/05/2021

ESTÓRIAS E MORAL: O Sr. Eng. no Portugal dos Pequeninos e Mr Johnson na pérfida Albion estão em galáxias diferentes

Estórias

Boris Johnson, o primeiro-ministro do Reino Unido, está a ser acusado de ter desaparecido durante doze dias em Fevereiro, faltando a cinco reuniões cruciais do Cabinet Office Briefing Rooms, alegadamente para acabar  o livro The Riddle of Genius sobre Shakespeare, pelo qual tinha recebido adiantamentos durante vários anos do editor Hodder & Stoughton, totalizando £100 mil libras.

Os assessores de BoJo receiam que a principal acusação venha de Dominic Cummings, seu ex-consultor principal de estratégia despedido recentemente, que parece disposto a pôr a boca no trombone garantindo que BoJo está sobre pressão para entregar o livro e conseguir o dinheiro necessário para formalizar o divórcio com a sua ex-mulher Marina Wheeler. Para apimentar mais a coisa, Cummings foi despedido por pressão da actual companheira de BoJo. (Fontes: The Independent e Mirror).

A duas horas e meia de voo para Sul, um outro primeiro-ministro foi durante vários anos alegadamente subornado por várias pessoas, incluindo um influente banqueiro do regime para favorecer os interesses dos corruptores, tendo (sempre alegadamente) recebido muitos milhões de euros por esse favorecimento, através de um seu fiel amigo o qual, mesmo tendo sido também preso, manteve a versão que se tratava de empréstimos seus ao primeiro-ministro.

Moral

Apesar da distância entre Downing Street e S. Bento serem uns meros 2 mil km, a distância entre os calibres intelectuais (e morais), dos respectivos moradores e entre as fidelidades ou falta delas dos seus próximos é de vários parsecs, pelo que podemos considerar esses dois locais situados em galáxias diferentes.

Sem comentários: