Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/05/2021

Mitos (310) - Diferenças salariais entre homens e mulheres (12) - Segundo a ciência de causas da igualdade de "género", a Turquia e a Finlândia são paradigmas da igualdade e da desigualdade salarial, respectivamente

Outros mitos sobre as diferenças salariais entre homens e mulheres

Em retrospectiva: o pay gap atribuído à discriminação de sexos (que o politicamente correcto chama géneros) é um dos «factos alternativos» mais populares nos meios esquerdistas. Não é que não exista um pay gap, aliás existem vários, mas desde pelo menos a II Guerra nenhum deles se funda a discriminação de sexos ou de raças. De resto, com a mesma falta de fundamento, seria mais fácil apontar a discriminação entre bem nascidos e mal nascidos de ambos os sexos ou, se preferirem, de todos os 112 "géneros" identificados pelo Tumblr.

Fonte: Expresso

Para fundamentar a tese do pay gap resultar da discriminação de sexos é usada uma modalidade de ciência de causas, como a que parece estar na origem do diagrama acima construído com base no estudo «Sticky floors or glass ceilings? The role of human capital, working time flexibility and discrimination in the gender wage gap» citado pelo Expresso, onde Turquia e Finlândia surgem como paradigmas da igualdade e da desigualdade salarial, respectivamente.  Se o "algoritmo" tem resultados absurdos, é porque é absurdo.

Para não repetir o que já foi dito em vários dos posts anteriores desta série, republico o diagrama seguinte. 

Fonte

Como se pode ver, aquilo que pode ser legitimamente atribuído à discriminação, ou seja as diferenças que resultam de comparar o que é comparável, expurgando todas as outras diferenças de posto de trabalho, de nível e de empresa, tem um peso residual em qualquer dos três países onde os inquéritos foram conduzidos.

Sem comentários: