Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/05/2021

Dúvidas (306) - Afinal qual é a geração mais educada de sempre?

«Só metade dos alunos portugueses de 15 anos consegue distinguir entre facto e opinião quando está a navegar na Internet, segundo o relatório “Leitores do séc. XXI: desenvolver competências de leitura num mundo digital”, da OCDE.»

Será o resultado das aulas de Cidadania em escolas que pretendem fazer felizes os alunos?

4 comentários:

Anónimo disse...

Não, não tem a ver só com aulas de comuno-cidadania!
Estas novas gerações vão ter que aprender a lidar com o mundo podre e distópico que vão receber das mãos das gerações anteriores, que se apresentam aqui como virtuosos.
Compreende-se perfeitamente que tenham dificuldade em distinguir entre facto e opinião, entre verdade e mentira. Toda a imprensa, neste tempo em que vivemos, manipula e mente descaradamente, com o intuito de desinformar e servir fins de doutrinação. Em vez de jornalismo, temos militância. Muita gente desequilibrada tomou posições relevantes. Uma sociedade doente que tenta desesperadamente destruir os valores de referência históricos, para implantar a utopia.
Como é que os mais jovens podem ser acusados de não saber navegar nestas águas?

Afonso de Portugal disse...

O que o Anónimo anterior escreveu é certeiro. Vejamos um exemplo: a gradual substituição demográfica dos europeus por povos do terceiro-mundo é um facto? Tenho a certeza que os "senhores" que fizeram este "estudo" diriam imediatamente que não, que tal coisa é apenas uma "teoria da conspiração" sem fundamento, nem sequer lhe concederiam o estatuto de opinião. Mas sê-la-á, de facto? Eu só preciso de andar pelas cidades europeias para tirar as minhas conclusões. Ou de olhar para as taxas de natalidade dos países europeus. Ou para a composição étnica das crianças dos nossos infantários. Ou para as reivindicações crescentes das personagens sinistras como o Mamadou do Senegal ou a Joacine da Guiné.

É por isso que este género de "estudos", em que se apresentam estatísticas sem nunca definir devidamente conceitos, valem tanto como o aparelho reprodutivo de uma velha de 80 anos...

Carlos Conde disse...

Qual é a admiração?
Já os pais assim eram...

Tugas nojentos disse...

Morcela,copo 3,televisores de 2 metros ligados o dia inteiro,ronaldos,telenovelas,netflix,umas ganzazitas,cãezarrões,gatarrões,violar e destruir propriedade privada,mendigar perante e enaltecer o burocratismo,votar em párias oportunistas,padralhada,difamar o puro,levar na marmita,polir tomates da zogaria usa,feminismo,monarquistas,cataventos,tatoos,piercings,clakes futebois,c ferreiras...já chega ou...tudo exclusivo da esquerdalha claro! Com aulas ou não de cidadania pouco importa,é congenito!