Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/05/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (87) - Em tempo de vírus (LXIV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

É demasiado. Até mesmo para um governo socialista

Com uma marinha que tem dois submarinos e apenas um está operacional e cinco fragatas e apenas uma está operacional, só ao Dr. Costa e ao seu ministro da Defesa lembraria torrar 8 milhões para comprar uma lancha para a guarda-costeira tripulada por guardas da GNR.

No Estado Novo eram os fontanários, no Estado sucial são os parques para bicicletas

Com a diferença que os fontanários eram inaugurados pelos presidentes da junta de freguesia locais e os parques para bicicletas são inaugurados (com laçarote) pelos ministros socialistas do Ambiente.

Take Another Plan. A obra do Dr. Pedro Nuno

Somando aos 1.200 milhões já enterrados, o Dr. Pedro Nuno torrou mais 462 milhões no aumento de capital da TAP passando a ser o sócio quase único. O Sr. Humberto Pedrosa, o sócio privado sobrevivente, deve ter chorado de alegria, antecipando o que serão os resultados este ano depois dos prejuízos de 1.418 milhões em 2020.

Entretanto, o Dr. Pedro Nuno teve uma reunião com o Michael O'Leary, a qual segundo a imprensa amiga teria deixado o CEO da Ryanair de "orelhas a arder". Pelo que transpirou da reunião e pela entrevista ao Observador de Michael O'Leary, concluo que o jornalista amigo trocou as orelhas.

O que podemos concluir da gestão da TAP pelo pedronunismo? Principalmente duas coisas, a saber: (1) «Pedro Nuno Santos não é qualificado para ter a tutela da TAP» que foi o understatement encontrado por Sérgio Palma Brito para classificar o desempenho da criatura numa esclarecedora entrevista ao jornal Sol e (2) por muito milhares de milhões que esse desempenho irá custar ao país, se contribuir para evitar que o Dr. Pedro Nuno chegue a S. Bento e multiplique por dezenas ou centenas esse custo, o preço até é barato.

Boa Nova

O marketing do Dr. Costa vai soltando todos os dias, através dos seus agentes nas redacções, Boas Novas extraídas do PRR, como os 1.300 milhões para capitalizar empresas, ou pela boca dos secretários de Estado que emergem da clandestinidade para nos dizerem que o emprego cresceu em 320 mil pessoas nos últimos cinco anos.

Há duas semanas a ministra do Estado e da Presidência Dr.ª Vieira da Silva anunciou que os fans ingleses que viriam ao Porto assistir à final da Champions ficariam dentro de uma "bolha".

Choque da realidade com a Boa Nova

O secretário de Estado do Trabalho esqueceu-se de mencionar que a população empregada depois de ter atingido um máximo de 4.913,1 mil em 2019 desceu nos anos seguintes sucessivamente para 4.814,1 mil e 4.737,7 mil e em Janeiro deste ano caiu novamente para 4.647,3 mil, ou seja, em três anos desceu 265,8 mil.

A "bolha" da Dr.ª Vieira da Silva

A retirada do amianto das escolas periodicamente anunciada foi definitivamente agendada há um ano. Depois de vários meses com as escolas fechadas - uma oportunidade única para fazer as obras -, os directores das escola desconfiam que a retirada não estará concluída até ao fim do ano lectivo.

O subsídio de compensação aos empresários pelo aumento da TSU resultante do aumento do salário mínimo (84,5 euros por ano e por trabalhador), anunciado no final de 2020 e sucessivamente adiado foi outro vez anunciado o pagamento em Julho.

O "novo paradigma prisional" das "prisões humanas", anunciado em 2017, foi adiado para a «legislatura seguinte», anúncio que em socialês significa sine die.

O Dr. Costa com o chapéu de presidente rotativo do Conselho Europeu anunciou com grande fanfarra que iria avançar a directiva da UE sobre transparência fiscal das multinacionais. Já não vai na sua versão actual porque a França travou.

Insulto é o que o Dr. Cabrita quiser

Há uns meses, um "bófia" (como lhes chama o Dr. Mamadou Ba) áctivista anti-rácista referiu-se ao Dr. Ventura do Chega como «aberração» e foi por isso então punido pelo director do PSP. A pena foi agora suspensa pelo ministro Dr. Cabrita, certamente depois de consultar o Manual da Linguagem Inclusiva e ter confirmado que não se aplicava ao Dr. Ventura e que o bófia áctivista estava dispensado.

As greves e manifs são legítimas? Depende

A semana passada tivemos as greves da CP e da TST que, ao contrário da greve dos motoristas de transporte de mercadorias, foram perfeitamente legítimas. De facto, além de serem convocadas por sindicatos amigos como prova de vida da CGTP-PCP, não tiveram impacto porque nesta altura pouca gente e só gente pobre usa os transportes colectivos.

O Estado sucial é um caloteiro

No final de Abril os pagamentos em atraso de entidades públicas atingiram 654,7 milhões, aumentando 36% em relação a Abril do ano passado.

Temos resultados, temos contas certas»

O défice até Abril atingiu 4.845 milhões de euros, duplicando o défice até Março e quase triplicando o défice até Abril do ano passado. Explicar este agravamento pela pandemia é um poucochinho exagerado já que o aumento dos apoios pagos pela Segurança Social relacionado com a Covid foi de 1.068 milhões.
  
A sociedade SIRESP, uma criatura do Dr. Costa na sua encarnação de MAI do Eng. Sócrates, reduziu para um quinto os prejuízos de 2020 através do expediente de amortizar os equipamentos até 2027, apesar de a sociedade vir a ser extinta no próximo mês.

Mais um legado para os nossos filhos e netos

O empréstimo de cerca de 6 mil milhões ao abrigo do programa SURE de apoio ao emprego criado durante a pandemia começará a ser pago em 2029 e ficará totalmente pago em 2046.

Sem comentários: