Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/04/2020

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (27) - O "sucesso" na guerra contra a pandemia

Outros portugueses no topo do mundo.

Fazendo o costume, a imprensa do costume celebra as referências elogiosas de vários jornais estrangeiros o modo como os portugueses estão a combater na guerra contra o Covid-19, para usar a linguagem bélica do Dr. Costa e dos seus ministros que a imprensa adoptou com entusiasmo.

«Le mystère portugais face au covid-19», «Le Portugal, exception latine face au coronavirus», «Das portugiesische Wunder», «Pourquoi le Portugal semble épargné ?» são alguns dos títulos que celebram o sucesso dos portugueses na guerra contra o Covid-19, para citar outra vez o Dr. Costa e sua referência elogiosa à sua suposta disciplina («Os portugueses são tão disciplinados que a repressão é inútil»).

Peço desculpa por discordar e pelo aparente anti-patriotismo que, em rigor, é mais um patriotismo desalinhado que entende ser um insulto à inteligência dos portugueses que têm alguma as patetices como o «somos muito bons, somos dos melhores dos melhores» de S. Ex.ª. E entende que, em vez disso, as elites deveriam exortar os portugueses a aproveitar as oportunidades para fazer o melhor que podem, um melhor que muitas vezes não é suficientemente bom. E é aqui, nas elites, que está o maior problema, porque essas elites são predominantemente medíocres e engraxam o povo como forma de se enaltecerem a si próprias.

E discordo porque, em minha opinião, neste caso, o aparente sucesso resulta de várias causas, umas que não dominamos, e por isso não temos que celebrar, e uma, provavelmente a causa determinante, que resulta da nossa atitude medrosa que levou muitos de nós ao confinamento, ainda antes do estado de emergência, e no confinamento continuar com uma aparente disciplina que na verdade resulta do medo. Sim, porque os portugueses não são nem nunca foram disciplinados. E também não são nem nunca foram prudentes porque a prudência resulta de uma ponderação racional dos riscos e uma antecipação das suas indesejáveis consequências. Se fossemos disciplinados e prudentes seriam uma espécie de alemães desenrascados do sul, coisa que estamos longe de ser e não estaríamos onde estamos.

Em conclusão, o "sucesso" resulta do medo irracional instrumentalizado pelos mídia infectados de esquerdalhada com sonhos húmidos com pandemias e catástrofes em geral. Não apenas do medo inscrito no ADN humano por centenas de milhares de anos de selecção natural (os psicólogos evolucionistas explicam que os medrosos sobrevivem mais do que os corajosos), mas do processo de selecção social dos últimos cinco séculos que fez sair os inconformados de Portugal nos Descobrimentos e os fez e faz sair pela emigração.

5 comentários:

Ricardo disse...

"Em conclusão, o "sucesso" resulta do medo irracional instrumentalizado pelos mídia infectados de esquerdalhada com sonhos húmidos com pandemias e catástrofes em geral. Não apenas do medo inscrito no ADN humano por centenas de milhares de anos de selecção natural (os psicólogos evolucionistas explicam que os medrosos sobrevivem mais do que os corajosos), mas do processo de selecção social dos últimos cinco séculos que fez sair os inconformados de Portugal nos Descobrimentos e os fez e faz sair pela emigração."--------------Completamente certo!

Unknown disse...

Nada de novo no monturo à beira-mar abandonado : uma versão , ridícula e pobretanas, do antológico "torrãozinho de açúcar" do famoso "Brigadeiro"...

Terry Malloy disse...

N.º Infectados
p/ 100.000 habitantes

1º Espanha
334,8
(total 157022)

2º Suíça
281,0
(total 24172)

3º Itália
238,1
(total 143626)

4º Bélgica
233,9
(total 26667)

5º França
177,3
(total 118790)

6º Portugal
150,2
(total 15472)

7º EUA
142,5
(total 466396).



Mais um bocadinho deste 'sucesso' e estamos fritos...

Terry Malloy disse...

N.ºs actualizados a 10.04.2020 e disponíveis em https://gisanddata.maps.arcgis.com/apps/opsdashboard/index.html#/bda7594740fd40299423467b48e9ecf6.

Miguel Santos disse...

Há mais um português no topo do mundo: o enfermeiro que acompanhou Boris Johnson.
Sem querer estar a desfazer, até porque tenho boa impressão dos enfermeiros, pode ter acontecido os ingleses pensarem qualquer o tipo: o enfermeiro que tratar do nosso PM pode ficar contagiado, é melhor não ser inglês...