Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/04/2020

DIÁRIO DE BORDO: Clowning for a cause (2) - Isto é gozar com quem vê o programa

Depois de ver a entrevista de Ricardo Araujo Pereira no «Isto é gozar com quem trabalha» a Cotrim de Figueiredo, pensei escrever sobre o exercício de irremediável imbecilidade de um comediante que, sendo inteligente, na circunstância pareceu um apparatchik obediente a fazer perguntas extraídas da cassete do PCP. A intenção ficou esquecida até ler este post de Helena Matos e recordar o que escrevi há quase cinco anos totalmente aplicável a esta entrevista.

Ao longo dos tempos, inventariámos no (Im)pertinências várias áreas de causas: o jornalismo de causas, as estatísticas de causas, a ciência de causas, a justiça de causas e a tradução de causas. Todas estas áreas partilhando das características identificadas pelo falecido Armando Baptista-Bastos a respeito do «jornalismo de indignação» que ele praticava e exaltava, jornalismo em que «não há factos. Os factos correspondem à visão do mediador, do repórter». Num certo sentido B-B foi um percursor de Kellyanne Conway, consultora de Trump, e dos seus «alternative facts» - les bons esprits se rencontrent.

Concluí então, e confirmo agora, que deveríamos acrescentar mais uma área de causas na actividade humana: o humor de causas, em que o humor não tem graça e está ao serviço de uma agenda mal disfarçada. Se o jornalismo praticado por muitos jornalistas é jornalismo de causas, o humor de RAP no seu pior, como agora, é um paradigma do humor de causas.

E que causas? Certamente não por coincidência, há algumas semanas no seu actual programa, RAP acolheu numa entrevista Jerónimo de Sousa, como então há cinco anos tinha acolhido, outra vez com visível ternura e respeitinho, tentando disfarçar sem sucesso a falta de independência em relação aos temas e a atitude servil face ao entrevistado. Isto é gozar com quem vê o programa.

4 comentários:

Anónimo disse...

Humor de causas?
Pode acrescentar aí a dupla Bruno Nogueira & João Quadros, que "ataca" na TSF.

Miguel Santos disse...

Não faz sentido acrescentá-los porque não fazem humor, são só causas.
O Quadros é um verme e o humor é exclusivo dos seres humanos.
O Nogueira só o fazia nos tempos do Senhor do Bolo

Camisa disse...

Por acaso até gosto do B Nogueira e oiço o seu Tubo de Ensaio na TSF. O seu viés é mesmo ignorância dos fenómenos económicos o que é num país como Portugal, perdoável.

Quanto ao RAP, é curioso que um tipo que ganha honorários milionários se finja de esquerda, e atacar os eleitores da IL, os quais 99% devem ganhar menos que ele!

Quanto à pergunta do RAP ao Cotrim sobre unicórnios e a mão invisível, bastava o Cotrim dar a resposta clássica: você acha que o padeiro trabalha toda a noite para lhe vender pão a todas as horas que mais lhe convêm por bondade para com o próximo? E o talhante? E o humorista? PUMBA chapada de luva branca da mão invisível!

Anónimo disse...

Andou esse — vosso creado, credo — na Universidade Católica. Se calhar para ser Dr.
E apareceu, católico q.b., numa série da Pastoral para a Cultura, coordenada por uma João Avilez, na Capela do Rato: um cói de progressistas e, depois. avençados. Dos vários 'entrevistados' saiu-se igualmente mal o Rebelo de Sousa. É para se dizer que 'presunção e água benta cada qual toma a que quer'.
abraço