Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/04/2020

Será o Dr. Costa uma espécie de Churchill? Sim, se trocarmos as convicções pelas conveniências

«É óbvio que os políticos têm direito a mudar de opinião – Churchill mudou de partido duas vezes –, mas a história dos estadistas mostra-nos que estes mudavam de lado para melhor protegerem as suas convicções. Costa, por seu turno, muda de convicções para melhor proteger o seu lado.».

"Mr Winston Spencer Costa", Sebastião Bugalho no Observador

Não me tinha apercebido que na imprensa amiga havia jornalistas de causas a insinuarem que o Dr. Costa seria uma espécie de Churchill. É uma maneira de ver coisas, mas requer algumas trocas: o combate na frente francesa durante a 1.ª Guerra Mundial depois do desastre de Dardanelos pela recruta em Tavira, Downing Street por S. Bento, os nazis pelo Covid-19 e, sobretudo, as convicções pelas conveniências.

2 comentários:

Ricardo disse...

Mal comparado é como dizer que o pífio acordo do eurogrupo(a seguir há mais reuniões ad infinito,salvo seja)vai salvar a economia dos países europeus e da UE em geral.Entretanto vai continuar o circo,enquanto houver "pão para os palhaços".

Ricardo disse...

Check https://eco.sapo.pt/opiniao/eurogrupo-acordo-mediocre/