Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

19/04/2020

SERVIÇO PÚBLICO: O estado do Estado Federal americano

«Denunciar Washington, DC como disfuncional é um cliché que se tornou aborrecido. No entanto, é verdade. Passei os últimos sete anos escrevendo sobre política americana. Naquela época, apenas algumas leis foram aprovadas pelo Congresso que realmente se pode afirmar que mudaram a América. As outras mudanças legislativas substanciais que surgiram da capital durante esse período não envolveram a legislatura. Eles vieram da Casa Branca, na forma de acções e ordens executivas, e do Supremo Tribunal.

A maior parte da energia política nos Estados Unidos está focada em mudar o que acontece em Washington. Mas a pandemia do Covid-19 é mais um lembrete da importância dos estados. Enquanto o presidente recebe aconselhamento do seu conselho - um augusto corpo de especialistas, incluindo sua filha e genro - sobre como reabrir a América, os governadores estaduais são os que terão que fazer os difíceis escolhas que o coronavírus impõe.

Isso me faz pensar se é possível um tipo mais saudável de federalismo. Os democratas, recordando a oposição aos direitos civis, normalmente vêem com desconfiança argumentos para devolver mais poder aos Estados. Os republicanos são a favor até que controlem a Casa Branca, nessa altura ficam mais interessados ​​em usar o poder federal para impedir um Estado como a Califórnia de adoptar a sua própria agenda progressista.

A diferença entre os índices de aprovação do presidente e os dos governadores estaduais é um lembrete de que é possível criar no nível estadual o tipo de consenso político que permite um bom governo. Acho que não é mais possível fazer isso a nível nacional, seja quem for o presidente. Washington passou a parecer-se cada vez mais com Bruxelas - necessária, mas distante, disfuncional e não amada - enquanto os estados se assemelham a nações. O progresso, em qualquer direcção, deve começar por reconhecer isso e dando-lhes mais poder.»

John Prideaux, US Editor, na newsletter Checks and Balance da Economist

Sem comentários: