Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/04/2020

Não só as luminárias das esquerdas têm sonhos húmidos com pandemias e catástrofes em geral

Sim, concordo que as luminárias das esquerdas têm sonhos húmidos com pandemias e catástrofes em geral, mas não são os únicos. Esses sonhos são transversais à esquerda e à direita, abarcam os inimigos declarados (poucos) e os falsos amigos da liberdade (muitos), e por isso está lá praticamente toda a esquerda, porque a esquerda libertária jaz algures no cemitério das ideias e os ideais igualitários da esquerda só podem ser realizados com muito Estado e limitação da liberdade num grau menor (socialismo) ou maior (comunismo).

Alguns exemplos de inimigos da liberdade que estão a cavalgar a onda da pandemia:

«Toda a atenção do mundo está no Covid-19. Talvez tenha sido uma coincidência que a China tenha escolhido esse momento para reforçar seu controle em torno de recifes disputados no Mar da China Meridional, prender os democratas mais importantes de Hong Kong e abrir um buraco na Lei Básica de Hong Kong. Mas talvez não. Governantes de todos os lugares perceberam que agora é a hora perfeita para fazer coisas ultrajantes, certos de que o resto do mundo quase não se dará conta. Muitos estão aproveitando a pandemia para se apropriar de mais poder. (...)

O poder crescente de Xi Jinping em Hong Kong é um entre muitos. Em todo o mundo, autocratas e futuros autocratas aguardam uma oportunidade sem precedentes. Covid-19 é uma emergência como nenhuma outra. Os governos precisam de ferramentas extras para lidar com isso. Nada menos que 84 promulgaram leis de emergência, concedendo poderes extraordinários ao executivo. Em alguns casos, esses poderes são necessários para combater a pandemia e serão abandonados quando terminar. Mas, em muitos casos, não são e não serão. Os lugares em maior risco são aqueles onde as raízes da democracia são superficiais e os controlos institucionais são fracos.

Veja-se a Hungria, onde o primeiro-ministro Viktor Orban vem emfraquecendo freios e contrapesos há uma década. Sob uma nova lei de coronavírus, ele agora pode governar por decreto. Tornou-se, de fato, um ditador, e permanecerá assim até que o parlamento revogue seus novos poderes. Uma vez que é controlado pelo seu partido, isso pode não acontecer durante algum tempo. A Hungria é membro da União Europeia, um clube de democracias ricas, mas está agindo como o Togo ou a Sérvia, cujos líderes acabaram de assumir poderes semelhantes sob o mesmo pretexto.

Em todo lugar as pessoas têm medo. Muitos desejam ser conduzidos à segurança. Os aspirantes a homens fortes usam as ferramentas coercivas que sempre desejaram - para, dizem eles, proteger a saúde pública. Grandes reuniões podem ser fontes de infecção; até os governos mais liberais as estão restringindo. Os autocratas estão encantados por ter uma desculpa tão respeitável para proibir protestos em massa, que durante o ano passado abalaram a Índia, a Rússia e toda a região da África e da América Latina. A pandemia dá um motivo para adiar as eleições, como na Bolívia, ou para avançar com uma votação enquanto a oposição não pode fazer campanha, como na Guiné. As regras de bloqueio podem ser aplicadas selectivamente. O presidente do Azerbaijão ameaça abertamente usá-los para "isolar" a oposição. O dinheiro da ajuda pode ser distribuído seletcivamente. No Togo, é necessária uma identificação de eleitor, que os partidários da oposição que boicotaram uma eleição recente tendem a não. As minorias podem ser bode expiatório. O partido no poder da Índia está incentivando o apoio hindu, retratando os muçulmanos como veículos do Covid-19 (...)

Informações falsas sobre a doença podem ser perigosas. Muitos regimes estão usando esse truísmo como uma desculpa para proibir "notícias falsas", as quais muitas vezes significam críticas honestas. Os traficantes de “falsidade” no Zimbábue agora enfrentam 20 anos de prisão. O chefe de um comité Covid-19 de Khalifa Haftar, um senhor da guerra da Líbia, diz: "Consideramos quem critica ser um traidor". Jordânia, Omã, Iemen e Emiratos Árabes Unidos proibiram os jornais impressos, alegando que eles poderiam transmitir o vírus.

A julgar pelo que já foi relatado, os detentores do poder em todos os continentes estão explorando a Covid-19 para se entrincheirar. Mas com jornalistas e activistas de direitos humanos incapazes de arriscar, ninguém sabe se os abusos não relatados são piores. Quantos dissidentes foram presos por "violar regras de quarentena"? Das vastas quantias que estão sendo mobilizadas para combater a pandemia, quanto foi roubado por homens fortes e seus lacaios? Um estudo recente do Banco Mundial descobriu que grandes entradas de ajuda a países pobres coincidiam com grandes saídas para paraísos offshore com empresas e bancos secretos de fachada - e isso foi antes de os autocratas começarem a tomar poderes de emergência relacionados com o Covid.»

Excertos de «Autocrats see opportunity in disaster» na Economist

2 comentários:

H. Ramos disse...

Não deixa de ser curioso que o mesmo governo que nos deu o direito à morte assistida nos esteja a obrigar a viver em confinamento

Carlos Conde disse...

Um arrazoado que até supus ter origem no "público", folheto marxista da sonae.
A lenga-lenga é a mesma em todo o lado. Vantagens da globalização.