Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/06/2005

CASE STUDY: formação pós-graduada a la bolognesi (1)

«"Não acredito que seja possível avançarmos em Portugal sem nos pormos em causa", afirmou Jorge Sampaio... Para o Presidente da República, é necessário apurar o que é que as universidades andam a fazer.» (escreveu o Público umas semanas atrás)

Aqui estou eu a juntar a minha modesta voz à do doutor Sampaio, mostrando ao mundo lá fora que há pelo menos dois portugueses que acham que não avançaremos «sem nos pormos em causa», ou, dito de outro modo, sem deixarmos de ser portugueses.

Já que estou com a mão na massa, aproveito para responder ao apelo do senhor presidente da República no que respeita a saber o que «as universidades andam a fazer». Por falta de tempo e de ciência, circunscrevo à «Formação pós-graduada» a resposta ao apelo presidencial.

Os muitos anos que decorreram desde a minha passagem por uma dessas universidades, aconselharam-me a socorrer-me do inventário que o Expresso publicou em 30-04-2005 num dos incontáveis cadernos a que foi dado o nome de «Formação pós-graduada».

O imenso caderno, que conta com 1.500 «propostas», foi passado a pente fino pelo Impertinências para escolher as melhores dessas propostas. Foi uma tarefa difícil, de que me desembaracei só agora. Aqui estou, pois, para vos apresentar o primeiro capítulo de la crème de la crème da produção das nossas luminárias universitárias, devidamente comentado e com sugestões que espero sejam úteis.


ISCTE
Desta insigne escola o Impertinências seleccionou 3 estimulantes propostas.

Construção de Materiais Didácticos para a Internet
Duração: 1 Ano
Propinas: 1.350,00 (3 Prestações)
Aplicabilidade:
É um curso promissor, especialmente vocacionado para os professores de educação sexual ilustrarem on line a mente dos jovens com a «evidência científica, que é a de que o sexo e o prazer não se esgotam na reprodução»

Gestão da Diversidade e Comunidades de Prática
Duração: 2 Semestres
Aplicabilidade:
Especialmente indicado para a polícia de choque lidar com os participantes do arrastão de Carcavelos.

Introdução à utilização do Látex
Duração: 30 Horas
Propinas: 300,00
Aplicabilidade:
Um curso indispensável para profissionais do sexo e, em geral, praticantes das modalidades de sexo vagabundo.

(continua)

Sem comentários: