Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/08/2020

NÓS VISTOS POR ELES: O Portugal dos Pequeninos visto por um português que vive num país "frugal"

Em entrevista ao DN Rentes de Carvalho, residente há décadas na Holanda, fala do país que o acolheu e do país onde nasceu. Respigo algumas passagens:

 «Uma boa parte da população [da Holanda] pensa o mesmo [do governo], tanto mais que têm a tributação mais elevada da Europa, e pergunta-se por que carga de água devem pagar a desorganização, a corrupção e o desleixo dos outros. (...)

A mentalidade protestante dos holandeses é toda voltada para a frugalidade, nada de chapa ganha chapa gasta, e a obsessão da poupança faz dela uma das nações mais ricas do mundo. Há ainda a seriedade no trabalho, a pontualidade, o cumprimento das obrigações, a disciplina. O espírito mercantil também ajuda. E já no século XVII a Universidade levava muito a sério o estudo científico, de que desde então tiram bons proveitos. (...)

Quando estou em Portugal, dá-me mais pena o confronto com o que vai mal, a ingénua ou fingida docilidade com que o povo se deixa enganar, a confiança que continua a ter no jeito e na cunha, do que resulta uma sociedade que não acredita no poder que tem e por desleixo ou preguiça acomoda-se na passividade, iludindo-se de que o passo de caracol também é um avanço.»

Sem comentários: