Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/08/2020

Dúvidas (315) - E porque não uma petição para ilegalizar os grupos de cariz neocomunista?

A petição Contra conferências Neonazis em Portugal e pela ilegalização efetiva de grupos de cariz fascista/racista/neonazis, criada em 2 de Novembro do ano passado a pretexto da realização no dia 10 de Agosto, em Lisboa, de uma reunião de organizações de extrema-direita, assinada por dezenas de associações como Antifascistas Autonômos de Goiâna, Bloco de Esquerda, MTST - Movimento dos Trabalhadores sem Teto, Queer Tropical, UMAR, etc., foi avaliada por uma Comissão Parlamentar em 7 de Julho, e vai ser discutida em plenário depois de Setembro (DN).

É discutível que numa democracia avançada (estou a falar em abstracto, porque Portugal é uma democracia asmática com um Estado ocupado por neosituacionistas) se devam ilegalizar entidades porque, segundo os peticionários, perfilham a ideologia fascista. Dando de barato a legitimidade de ilegalizar tais entidades fundada no facto de se identificarem com regimes políticos totalitários e considerado a resolução do Parlamento Europeu que equiparou nazismo e comunismo,  pergunto se não devemos peticionar a ilegalização do Partido Comunista Português e do Bloco de Esquerda, por exemplo.

5 comentários:

Anónimo disse...

Lei de Godwin: Numa discussão, o primeiro que comparar os seus adversários aos nazis, perde.
C'est ça, simplement.

Oscar Maximo disse...

Perde aonde?

Oscar Maximo disse...

Em termos lógicos não perde nada, com interlocutores irracionais acredito que sim.

Anónimo disse...

por exemplo e para mais uma excelente ideia

Anónimo disse...

Lá como c+a os sucialistas vão-se apoderando de tudo e de todos.
Quando digo sucialista é mesmo aos socialistas encartados que me refiro, no caso português refiro-me àqueles que fizeram o mestrado na academia do rato.
E falando em infraestruturas ferroviárias os espanhóis não têm de que se queixar:
Ainda agora o (nosso deles) mini das infraestruras foi ao ferro velho castelhano investir uns milhões na compra de carruagens que os "filipes" iam deitar para a sucata.
Segundo informações de última hora os milhões ainda não chegaram ao reino de lá pela simples razão que o material descarrilou no caminho, não pode ser entregue e portanto o tal bom negócio do calhau ficou adiado para outro dia