Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/08/2020

Afro-americanos? Não será racista essa designação?

Ao ler no post anterior do outro contribuinte, «a minoria negra americana, a que chamam afro-americanos», pergunto-me como é que alguém se lembra de designar como afro-americanos os americanos negros cujos ascendentes deixaram África há um século e meio ou mais? Faria muito mais sentido chamar euro-americanos aos milhões de americanos descendentes de europeus emigrados depois da segunda guerra mundial.

O que tem a ver com África uma criatura cujo tetravô do tetravô nasceu na América? Chamar-lhes afro-americanos não será uma manifestação de rácismo e logo por parte dos áctivistas anti-rácistas?

2 comentários:

Anónimo disse...

Meus caros, esta cena já começou há mais de 30 anos.
Os americanos passaram a usar na ciência médica 'afro-americanos' em vez de pretos e de negros, 'hispânicos' em vez de mexicanos, espanhóis e de portugueses, 'caucasianos' em vez de brancos [para mim um caucasiano é sempre um foragido do Cáucaso].
Classificar de africanos os pretos e os negros é esquecer os egípcios, os tunisinos e os argelinos, os magrebinos e os tuaregues, os nobres boers [van Dunem] e os etíopes, os guineenses e os cabo-verdianos.

Cansei-me de ensinar que, apesar dos esforços científicos dos séculos XIX e XX, só há três raças pela cor da pele; brancos, amarelos e pretos. Peles vermelhas e caras pálidas são 'made in hollywood.
Um branco sueco não é comparável com um branco russo, nem com um branco italiano.
E há aquela grande tirada portuguesa — atente sr de Suza — o tuga criou a mulata.
Acho que tá (está) tudo dito.
Abraços

Fernando disse...

https://abcnews.go.com/US/story?id=7567291&page=1