Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/08/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (47) - Em tempo de vírus (XXIV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

No passado usaram-se guardas-florestais para prevenir incêndios. Há dois anos o exército torrou quase 6 milhões na compra de drones para a vigilância de fogos que não foram usados. E o que faz um governo socialista nestas circunstâncias? Compra mais 12 drones para a Força Aérea e começa a contratar guardas-florestais. Isto foi o que escrevi há quase três meses. Depois disso, a Força Aérea assina o contrato em 3 de Julho quando os drones já deveriam andar a vigiar os incêndios; a 17 o ministro do Ambiente diz que estariam operacionais dentro de dias; a 4 de Agosto os ministros fazem uma acção de promoção e nada de drones; talvez alguns sejam entregues a partir de 31 de Agosto.

Quando um cão é raivoso todos lhe mandam pedras

Numa entrevista de várias páginas ao Expresso, a ministra da Segurança Social explicou os seus feitos que incluíram admitir não ter lido os famigerados relatórios do lar de Reguengos de Monsaraz - uma espécie de espécie de Buchenwald para velhinhos, administrado por uma troika local de Zés socialistas. A partir daí, metade do país mediático zurziu-lhe forte e feio e foi preciso o Dr. Costa, depois de algumas hesitações, vir em defesa da sua ministra - que deveria ter deixado no Turismo.

Para a ministra foi uma lição para aprender que dizer a verdade no regime não compensa. A partir de então, garantiu que já tinha lido todos os relatórios e aumentou de 100 para 500 as vistorias feitas pela Segurança Social aos lares. De caminho, insinuou que a entrevista do Expresso não teria reproduzido com exactidão o que disse. Tocou-lhe no nervo e em paga o semanário de reverência, como se fosse pouco dedicar-lhe um artigo com o título «As contradições e os equívocos da ministra», esclareceu que «a proposta de entrevista ao Expresso partiu de Ana Mendes Godinho», o que diz tanto sobre a ministra que propôs como sobre a independência do jornal que aceitou uma "proposta de entrevista".

O balão de hidrogénio de Galamba

À míngua de argumentos inexistentes na profunda ignorância pesporrente do Dr. Galamba sobre a produção de hidrogénio, e suspeito sobre qualquer outro tema, o apparatchik socrático insultou o professor de engenharia Clemente Pedro Nunes, uma autoridade na energia e em particular do hidrogénio, chamando-lhe aldrabão encartado, insulto que dito por um aldrabão desencartado até pode ser um elogio.

Uma espécie de montra do PS

A Circulatura do Quadrado, é um programa na TVI do Dr. Pacheco Pereira, o intelectual oficial do socialismo, que sucedeu à Quadratura do Círculo. O programa deu um púlpito mediático ao Dr. António Costa enquanto ele aguardava a sua vez, ia amolecendo a liderança de António Seguro e preparando a sua ascensão. Quando o Dr. Costa trocou a cadeira do programa pela cadeira de secretário-geral do PS foi substituído por Jorge Coelho. Quando esta outra abencerragem socialista anuncia a sua reforma será substituída, segundo o jornal SOL, por Ana Catarina Mendes, a líder parlamentar do PS e membro honorário do círculo costista.

Para os amigos tudo, …

Vítor Escária que havia sido assessor económico de Socrátes e mais tarde do Dr. Costa até ter sido demitido por ter sido arguido no caso das viagens para o Euro 2016 pagas pela Galp, foi agora de novo nomeado para chefe de gabinete do Dr. Costa. E porque não? Afinal, na escala socialista aceitar viagens é quase o máximo de virtude de um apparatchik.

... para os inimigos nada (ou pior)

Segundo o relatório da Ordem dos Médicos o presidente da Administração Regional de Saúde ameaçou com um processo disciplinar os médicos que denunciaram falta de condições de Reguengos de Monsaraz no lar onde morreram 18 pessoas.

O Estado Sucial ocupado pela família socialista

A ministra da Saúde nomeou em Abril o marido para presidir à Comissão de Acompanhamento da Resposta Nacional em Medicina Intensiva para a Covid-19, criada por proposta da DGS e três meses depois nomeou a mulher do nomeado para o cargo de subdiretora-geral da Saúde (Sábado). À primeira vista é um escândalo, mas na verdade quem melhor que um marido para acompanhar a resposta da sua mulher?

Estatísticas de causas

Depois de três meses de paragem da economia, o desemprego segundo o INE diminuiu quase em 70 mil. Segundo o IEFP, no final de Julho estavam registados 407 mil desempregados, um aumento de 37% em relação a Julho do ano passado. Lembrei-me daquela velha anedota do ceguinho que levou um tiro no coração e continuou de perfeita saúde porque, segundo o ditado popular, olhos que não vêem, coração que não sente - um aforismo inspirador da prática ilusionista do governo do Dr. Costa.

«Estamos preparados»

«242 mil doentes na lista de espera para cirurgia, dos quais mais de 100 mil viram ultrapassado o prazo recomendado para sua patologia. Quase 45 mil aguardavam há mais de um ano pela sua operação». Segundo o Público, é este o balanço até Maio. Em cima disso somem-se mais 3 meses da paralisia do SNS dedicado à pandemia. 

O grau de preparação era tão grande que em cinco meses e meio foram publicados 88 peças legislativas sobre a pandemia, com os serviços públicos perdidos na enxurrada kafkiana de ejaculações legislativas.

Boa Nova

Para apagar os desastres do SNS, o governo segue o expediente habitual e anuncia a duplicação no próximo inverno da urgência do Hospital de São João no Porto. Suspeito que acontecerá a estas obras o que aconteceu às da ala pediátrica no mesmo hospital que se arrastam há anos com a conclusão sem fim à vista.

O Estado sucial é um caloteiro

Os pagamentos do Estado com mais de 90 dias aos fornecedores não financeiros atingiam no final de Junho 450 milhões de euros, em violação da directiva europeia que fixa um prazo máximo de 30 dias, excepcionalmente prorrogável para 60 dias.


A posição de investimento internacional, que mede a diferença entre os os activos portugueses no estrangeiro e os activos estrangeiros em Portugal, vinha a melhorar desde o 1.º trimestre de 2014 e voltou a agravar-se no 2.º trimestre deste ano para o equivalente a -103,8% do PIB. Também o défice da balança corrente aumentou de -2,2% no 1.º semestre do ano passado para -3,2% este ano.

O financiamento das administrações públicas aumentou de 1,4 mil milhões no 1.º semestre do ano passado para 8 mil milhões de euros no 1.º semestre deste ano.

Quanto ao endividamento da economia aumentou no primeiro semestre 16,7 mil milhões de euros, dos quais 10,1 mil milhões de euros do sector público e 6,6 mil milhões de euros do sector privado.

Como se vê, estamos a caminho a respiração assistida na UCI do BCE. Nada de surpreendente, afinal estão a bordo do governo vários discípulos do Sr. Eng. Sócrates.

3 comentários:

Anónimo disse...

Os vossos sub-títulos são um primor. São uma das razões porque vos aprecio.
Claro que os parágrafos são muito bons. Dizem tudo com boa educação.
Eu, quando zangado, perco a boa educação.

A malta já esqueceu que, à época das viagens, a GALP devia às finanças algo como dez vezes o custo da ponte sobre o Tejo, em 1966.
E com tantos maridos importantes admiram-se que a violência em casa dispare.
É linda a do «olho que não vê».
Em 1980, soube que no H. de Santa Maria se estava a poupar 2.000 contos/mês por se pagar a pronto os reagentes usados nas análises.
Outra linda: «estamos a caminho a respiração assistida na UCI do BCE»

Abraço

Anónimo disse...

Aonde é que eu já vi isto?
Verifiquem a parecença de feições entre Constança Urbano de Sousa e Ana Catarina Mendes. Estarão no topo dos cânones de beleza ratazana?
Abraço

Anónimo disse...

Excelente. Depois não digam que ninguém avisou quando chegar o novo resgate.