Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/08/2020

As minorias são todas iguais, mas há umas mais iguais do que outras. Os filhos da classe operária branca estão a ficar para trás

«Qualquer exame sério das estatísticas mostra que estamos muito longe de ser iguais, mas o que os números também mostram é que é errado e prejudicial agrupar grupos muito diferentes. Nessas discussões, os políticos frequentemente presumem preguiçosamente que todas as pessoas BAME (Negras, Asiáticas e de Minorias Étnicas) são iguais e que todos os grupos brancos são igualmente privilegiados. Mas uma análise adequada dos dados mostra não apenas que há diferenças marcantes dentro dos grupos BAME, mas que o grupo de pior desempenho de todos são os rapazes brancos da classe trabalhadora - o grupo demográfico esquecido.

Pode parecer divisivo comparar grupos diferentes, mas o sucesso na educação e na vida é relativo e se quisermos ajudar os que estão em pior situação, temos que saber quem eles são. Devemos ajudar todos que precisam - mas é vital poder comparar os grupos para saber quem está ficando para trás em relação aos seus pares. Os britânicos de Bangladesh ganham em média 20% menos do que os brancos, por exemplo, mas aqueles com ascendência indiana provavelmente ganham 12% mais. Os britânicos negros ganham em média 9% menos, mas os chineses ganham 30% mais. O que essas diferenças nos dizem é que os empregadores não estão sistematicamente discriminando entre as pessoas com base na cor da pele e que temos que procurar em outro lugar para ver as raízes da desigualdade. (...)

UCAS, o serviço de admissão à universidade, pode fornecer uma visão única dessas questões: é a única organização no mundo a reunir informações detalhadas sobre todos os candidatos à universidade, incluindo sua idade, sexo, bairro e tipo de escola. Isso é compilado com os dados sobre quem se inscreveu em quais cursos e quem foi aceite, e é actualizado com grande detalhe todos os anos.

Muitos dos dados mostram resultados previsíveis: há uma lacuna entre ricos e pobres, como se pode esperar no sistema público do Reino Unido, onde as melhores escolas tendem a estar localizadas nas áreas mais caras. Mas também há descobertas surpreendentes: quase metade das crianças elegíveis para refeição escolar gratuita no interior de Londres vão para o ensino superior, mas no país fora de Londres como um todo são apenas 26%.

Crianças negras britânicas superam as crianças brancas, enquanto as crianças negras caribenhas tendem a sair-se pior. As raparigas chinesas pobres (isto é, aquelas que se qualificam para receber refeição escolar gratuita) tem melhores resultados do que as crianças brancas ricas. Mas, curiosamente, o grupo étnico com menos probabilidade de entrar na universidade são os brancos. Com a única excepção dos ciganos, todos os grupos étnicos frequentam a universidade com uma taxa mais elevada do que os britânicos brancos e, dos britânicos brancos que frequentam, a maioria é de classe média e 57 por cento são mulheres. O grupo com menor probabilidade de prosseguir para o ensino superior são os rapazes brancos pobres. Apenas 13% deles chegam ao ensino superior, menos do que qualquer grupo negro ou asiático.

Essa é uma tendência que também pode ser observada nos dados do GCSE; apenas 17 por cento dos alunos brancos britânicos elegíveis para refeição escolar gratuita obtêm uma boa aprovação em inglês e matemática. Estudantes classificados como bangladeshianos, negros e indianos têm duas vezes mais probabilidade de a obter. Em 2007, no sector público 23% dos estudantes negros foram para o ensino superior e 22 por cento dos brancos. Quase o mesmo. Mas na última contagem, em 2018, a diferença aumentou para 11 pontos (41 por cento para estudantes negros, 30 por cento para brancos). Os filhos da classe trabalhadora branca estão a atrasar-se, correndo o risco de se perder. (...)

Angus Deaton, Prémio Nobel da Universidade de Princeton, cunhou a frase ‘mortes por desespero’ quando analisou os dados demográficos de pessoas que sofrem de alcoolismo, depressão e abuso de drogas. Suicídios entre brancos, descobriu, estavam aumentando e aqueles que tiravam suas próprias vidas tendiam a ser pobres e com baixa escolaridade. O seu livro recentemente publicado sobre o assunto (Deaths of Despair and the Future of Capitalism, co-escrito com Anne Case) conta a história devastadora do que ele chama de "o declínio das vidas da classe trabalhadora branca ao longo do último meio século". (...)

No entanto, embora os homens brancos da classe trabalhadora sejam a maior minoria em desvantagem, a sua causa é a que está menos na moda. Na pirâmide interseccional da vitimização, os homens brancos estão na parte inferior, manchados por ideias de "masculinidade tóxica" e "privilégio branco", apesar do facto de que na Grã-Bretanha a classe sempre foi o indicador mais significativo do verdadeiro privilégio. É preocupante, então, que qualquer um que tente uma "acção positiva" em benefício de rapazes brancos pobres enfrente uma reacção hostil. No ano passado, as faculdades de Dulwich e Winchester recusaram um legado de mais de £ 1 milhão porque o doador, Sir Bryan Thwaites, queria o dinheiro reservado para bolsas de estudo para rapazes brancos da classe trabalhadora. Peter Lampl, fundador da Sutton Trust, uma instituição de caridade cuja missão declarada é melhorar a mobilidade social, descreveu a oferta de Thwaites como "odiosa". (...)

Isso constitui num padrão: forçando, podemos obter o reconhecimento do problema do "pobre homem branco". Mas isso é o melhor que pode acontecer. O baixo desempenho de crianças e homens brancos não é considerado um problema que valha a pena resolver. Quando surgem números que mostram as impressionantes lacunas de aproveitamento entre rapazes e raparigas, o interesse dura cerca de um dia. ‘Sempre obtinha algumas manchetes’, diz Mary Curnock Cook, a ex-chefe da UCAS. "Onde isso nunca teve qualquer tracção foi na formulação de políticas no governo. Comecei a pensar que o assunto dos meninos brancos é muito difícil para eles, dada a politização do feminismo e da igualdade das mulheres."

Quando perguntei a um professor por que os rapazes brancos da classe trabalhadora ficaram tão para trás, ele me deu uma resposta curta: as raparigas comportam-se melhor e os pais imigrantes são mais rígidos. Esta é uma generalização, mas ainda assim interessante: se o problema é a paternidade, então não está claro o quanto o governo pode fazer. Talvez a relutância em discutir o assunto decorra do medo de que tal discussão levasse a um território difícil sobre a estrutura familiar, a qualidade da parentalidade e - em suma - a cultura. Talvez os políticos achem melhor deixar o problema agravar-se e as crianças sofrerem do que arriscar discuti-lo.»

Excertos de The lost boys: the white working class is being left behind, Christopher Snowdon na Spectator

Sem comentários: