Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/08/2020

De volta ao Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (36) - Habituem-se. Ele e os outros vieram para ficar

Este post faz parte da série De volta ao Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva.

Será necessário lembrar que as 831 mil mortes atribuídas até agora à pandemia representam 0,01% da população mundial e que a média diária de mortes ainda não ultrapassa as da tuberculose?

Em qualquer caso, este vírus veio para ficar, como todos os outros que são imensos. Numa simples análise ocasional de água do mar foram encontradas 200 mil espécies diferentes de vírus. Um só litro de água do mar pode ter mais de 100 mil milhões de partículas de vírus e um quilo de solo seco dez vezes mais ou seja um bilião. Num cálculo aproximado, podem existir em todo o mundo 10 elevado à potência 31 partículas de vírus, algo como 10.000.000.000.000.000.000.000.000.000.000.

E eles existem dentro de nós. Entre 8% e 25% do genoma humano parece ter origem viral. A capacidade dos mamíferos desenvolverem placenta é uma consequência da modificação viral de um gene. Os vírus contribuíram também para o desenvolvimento do cérebro humano. (Viruses have big impacts on ecology and evolution as well as human health)

Habituem-se. Este vírus veio para ficar.

1 comentário:

Anónimo disse...

Neste tipo de informação sois correctos e, portanto, excelentes.

Abraço