Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/08/2020

ARTIGO DEFUNTO: Quando a emenda do semanário de reverência é pior do que o soneto do Dr. Costa. Expiação da culpa

Sobre a "fuga" do vídeo do Expresso em que o Dr. Costa foi apanhado a chamar aos médicos «gajos cobardes», fuga que motivou um indignado comunicado, previ que o semanário de reverência iria tentar limpar a sua folha para recuperar as boas graças do governo e do PS que lhe fazem imensa falta e, de caminho, justificaria ainda mais o epíteto de "Acção Socialista", fazendo as vezes do semanário senão oficial pelo menos reverencial do PS.

Era obviamente uma previsão fácil e aí está o Expresso a confirmá-la com a publicação de uma «segunda parte» que ocupa 10-páginas-10 da Revista do semanário, ilustrada com 8-fotos-8 do Dr. Costa que ocupam o equivalente a umas 3-páginas-3. Onde é que já se viu um semanário de referência publicar entrevistas a políticos em «partes» e, para mais, num "caderno" dedicado à cultura e às actividades do espírito, como poderia ter escrito Pessoa, se ainda vivesse, na hipótese improvável de ser seu leitor?

Se houvesse dúvidas sobre o propósito do Expresso limpar a folha do Dr. Costa e ao mesmo tempo brunir o pedronunismo, leia-se o apologético parágrafo seguinte do artigo com o título A ‘bomba’ do Governo vai demorar mais de um ano a surtir efeito, onde se descrevem os projectos grandiosos do governo em matéria de habitação social, artigo que, só por si, qualifica o periódico como jornal oficial do regime, uma espécie de diário da manhã publicado ao sábado.
«Este é, na verdade, também um teste político ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, numa área querida à esquerda que tem demorado a apresentar resultados.»

Sem comentários: