Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/08/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (48) - Em tempo de vírus (XXV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O Dr. Costa soltou o animal feroz que há nele…

… em off, claro, que o Dr. Costa é quase sempre feroz em privado e quase sempre manso em público. Primeiro insultou os médicos com um «gajos vírgula cobardes» no final da entrevista ao semanário de reverência. Parêntesis para dizer que os médicos são gajos e, na circunstância, talvez tenha sido cobardes, porém não é costume um primeiro-ministro dizê-lo. De seguida tem uma longa reunião com os médicos onde em privado, segundo o bastonário, se retratou enfaticamente, e por último na conferência de imprensa que se seguiu «não transmitiu integralmente e fielmente». Ora isto não compromete em nada a imagem do Dr. Costa que permaneceu intocada, mostra apenas que o bastonário ainda não percebeu com quem lida.

Milagre! A Drª Graça ressuscitou 13 falecidos no dia 27...



... e o Dr. Costa quer ressuscitar a geringonça

Talvez com inveja da sua directora-geral de Saúde, o Dr. Costa mostrou vontade de trazer ao redil as ovelhas comunistas e berloquistas agora tresmalhadas e ressuscitar a geringonça. É um reconhecimento oficial que a passarola com que sobrevoou os problemas do país nos últimos dez meses ameaça despenhar-se. Seguindo uma táctica trumpiana, alterna as ameaças de «se não houver acordo, há uma crise política» com a sedução de «não estou aqui a traçar linhas vermelhas». E, de facto, a linha vermelha que traça é para o Dr. Rui Rio, o eterno candidato a seu vice, a quem o Dr. Costa manda um recado recomendando que vá procurar outro emprego.

E se de repente lhe disserem que o governo “neoliberal” fez mais pela habitação social do que o governo socialista?

Como? Do programa Mercado Social de Arrendamento lançado pelo governo de Passos Coelho em 2012 resultaram 4.400 casas no valor de 360 milhões para arrendamento habitacional

Então e os anúncios dos programas de renda acessível dos dois candidatos à sucessão? Foram anúncios e aí o Dr. Costa e os seus putativos sucessores são imbatíveis. Segundo o antigo presidente do IHRU que sabe do que fala, o FNRE gastou 7,1 milhões de euros do fundo de pensões e não fez uma obra; do programa “Chave na Mão” não resultou nenhuma casa; do programa de “Arrendamento Acessível” resultaram 242 contratos.

Face a tão magros resultados, o Dr. Pedro Nuno Santos anuncia nas páginas do semanário de reverência (ainda a recuperar do faux pas da divulgação do vídeo do insulto do Dr. Costa aos médicos), sob o ribombante título A ‘bomba’ do Governo vai demorar mais de um ano a surtir efeito, um investimento de 2 mil milhões para constituir uma bolsa de imobiliário público composta por 200 edifícios e mais de 30 terrenos. Estão a ver «palácios e escolas» a serem arrendados? E os 2 mil milhões para investir em quê, se os imóveis já são do Estado?

Para que não se diga que só o Dr. Pedro Nuno Santos faz obra, isto é anúncios, o outro candidato in waiting na câmara de Lisboa anuncia um investimento de 1,2 milhões para casas de cães e gatos, o que reconheça-se não passa de uns pífios 0,06% do anúncio do rival.

O anúncio do sucesso de hoje mostra o desastre escondido de ontem

O leilão de ligação à rede eléctrica das novas centrais solares foi apresentado pelo governo como um estrondoso sucesso por vir a proporcionar uma receita de 559 milhões de euros por ano durante 15 anos. Vamos dar de barato que sim, que foi um grande sucesso. Devemos então acrescentar que isso comprova que a utilização prematura de tecnologias imaturas em parques eólicos, na sua maioria subsidiados por governos socialistas, ao exigir absurdas garantias de preço criou rendas que implicaram um sobrecusto de 600 milhões de euros por ano e nas eólicas 2000 milhões de euros por ano,

«Estamos preparados»

No meio de uma pandemia a despesa pública com medicamentos reduziu-se de 0,5% até Maio à custa do cancelamento e adiamento de internamentos, cirurgias e urgências. Por isso, não será surpresa que, segundo o inquérito da Universidade de Coimbra, 40% das pessoas inquiridas considerem que a sua saúde não é boa e 14% admitem que piorou durante o confinamento, contra 25% e 9%, respectivamente, a nível europeu.

Boa Nova

Se a obra falha, façam-se anúncios. E aí está mais um: 914 camas para os cuidados intensivos, 95 médicos, 626 enfermeiros e 198 assistentes operacionais, até ao final do próximo ano.

Já virámos a página da austeridade

Segundo os dados do Banco Alimentar, os pedidos de ajuda estão a aumentar e chegam a dois mil por dia, sobretudo com origem na classe média que está a empobrecer com as medidas tomadas para combater a pandemia.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível...

Não me perguntem como é possível, mas a Segurança Social costuma pagar todos os anos entre 6 a 7% de prestações sociais indevidas, o que só no ano passado equivale a mais de 1,5 mil milhões de euros. Não é surpresa saber-se que a recuperação dos pagamentos indevidos também falha em dois terços dos casos.

O que aconteceria à administração de uma empresa privada de transportes que consumisse 12 anos para fazer uma obra numa estação? Não aconteceria nada, porque uma empresa privada não poderia teria uma obra em curso durante 12 anos. À administração do Metro de Lisboa com a estação do Areeiro que vai reabrir também não aconteceu nada.

... e, já agora, kafkiano e criminosamente desapiedado

Que outros qualificativos se podem usar para um Estado Sucial que obriga crianças retiradas às famílias, extremamente fragilizadas física e psicologicamente, a ficarem isoladas durante 14 dias em quarentena enquanto se autorizam eventos com milhares de pessoas, que são comprovadamente poderosos factores de transmissão?

«Queda monumental»

Dos 20 maiores mercados para as exportações portuguesas só um não teve uma redução do PIB e a Espanha com 20% das exportações prevê uma queda de -11%. No primeiro semestre as exportações de bens e serviços caíram quase 23%, principalmente em resultado do turismo que caiu mais de 50% (fonte).

O superavit do Dr. Centeno, entretanto refugiado no sossego do BdP, transformou-se num défice recorde de 8,3 mil milhões até Julho. A Segurança Social apresentou em Julho pela primeira vez nos últimos anos um défice de 448 milhões.

Mas talvez a pior notícia é que mais de dois terços dos empresários com projectos em curso financiados pelo Portugal 2020 prevêem que não conseguirão a atingir os objectivos contratados, o que também não é um bom prenúncio para a utilização da bazuca de Bruxelas.

Sem comentários: