Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/08/2020

O mesmo vírus, impactos diferentes



Como explicar que uma taxa de casos muito elevada nos EUA tenha tido um impacto económico relativamente moderado, ao contrário do Reino Unido?

Esclarecimento:

Num comentário levanta-se a questão de os mídia terem referido uma queda do PIB americano de 32,9%, muito superior à indicada no 1.º gráfico (9,5%). Na verdade, as duas percentagens estão correctas, 9,5% refere-se à queda efectiva do PIB no trimestre em percentagem do PIB anual e 32,9% refere-se a uma base anualizada, ou seja corresponde à queda anual se as condições do segundo trimestre continuassem por um ano, o que é altamente improvável, uma vez que a economia começa a recuperar. Os jornais portugueses, com as redacções controladas pelo jornalismo de causas estruturalmente anti-americano e conjunturalmente obcecado por Trump, fizeram o agitprop do costume e apenas referiram 32,9%.

1 comentário:

Camisa disse...

-10%? A queda do PIB no Q2 nos USA não foi 30%?