Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/08/2020

TIROU-ME AS PALAVRAS DA BOCA: O Portugal dos Pequeninos parasitado pelo Estado Sucial ocupado pelo PS

Clara Ferreira Alves, a Pluma Caprichosa, no seu habitual debita pletóricas demonstrações de cosmopolitismo e no seu pior dispõe-se à lavagem da imagem de José Sócrates com uma entrevista encomendada por Mário Soares - ver Autópsia de uma entrevista do «chefe democrático que a direita sempre quis ter». No seu menos frequente melhor, denuncia a parasitagem do Portugal dos Pequeninos pelo Estado Sucial ocupado pelo PS, como no seu artigo na Revista do Expresso Vícios públicos, virtudes privadas de onde respigo o seu final:

«Nestas histórias, nos interstícios do desenho humano, entrevê-se um retrato de Portugal. De um lado um conjunto de funcionários que reclamam um estatuto de exceção, sem retribuição do demérito, carregado de privilégios instalados pelo tempo, o hábito, as clientelas dos partidos. No Estado coexistem dinastias inteiras, nas repartições, ou à sombra das autarquias. Pouca gente deste grupo deseja a mudança do Estado e do estado paralisado das coisas, ou deseja perder uma unha da sua vantagem. Do outro lado, os privados que carregam nas costas frágeis o peso do mundo. As pequenas empresas que são o tempero de uma economia saudável. Os que pagam mais impostos, os que não têm segurança no trabalho, os que pagam salários, os que investem o que ganham, os que arriscam, os que nada esperam de um Estado que os tributa, os pune e os esquece nas horas duras. Estes esperam uma austeridade que virá, sabem-se arredados de prebendas e fundos europeus, sabem que a insolvência espreita e acreditam que o trabalho é a salvação.»

1 comentário:

Camisa disse...

Estou estupefacto, nunca pensei que a Clarinha pudesse ter articulado estas palavras!